O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês), divulgado nesta quinta-feira (1°), mostrou um início de 2024 encorajador para a economia industrial brasileira. O PMI industrial do Brasil subiu a 52,8 pontos em janeiro, de 48,4 em dezembro.
Com o resultado, o PMI industrial do Brasil atingiu o valor mais alto em 18 meses, indicando uma melhoria nas condições do setor.
Estimuladas por um novo aumento no volume de novos pedidos, as empresas elevaram os volumes de produção ao nível máximo desde meados de 2022, informou a S&P Global. A criação de empregos se fortaleceu, enquanto o crescimento das compras de insumos foi retomado.
- Leia também: PMI industrial dos EUA tem melhor desempenho em janeiro desde 2022
- Veja mais: Iêmen: ofensiva contra os houthis gera preocupações globais; entenda
Pollyanna De Lima, Diretora Associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, disse: “A demanda subjacente por produtos brasileiros se recuperou em janeiro, com os pedidos às fábricas se expandindo pelo ritmo mais rápido em mais de um ano e meio, apesar do enfraquecimento persistente nos negócios de exportação”. Como resultado, os volumes de produção aumentaram pela primeira vez em cinco meses, e com a maior intensidade desde meados de 2022, mostrou o PMI industrial do Brasil.

Embora as pressões sobre a cadeia de suprimentos tenham se intensificado — em parte devido às tensões no Mar Vermelho — a inflação dos custos de insumos diminuiu para uma das taxas mais fracas observadas em quase dez anos.
Combinados, os desenvolvimentos mais recentes sustentaram o grau mais forte de otimismo em relação às perspectivas de produção em mais de três anos.