O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos avançou de 47,9 em dezembro para 50,7 em janeiro. O resultado interrompe uma sequência de dois meses de queda e representa o melhor patamar do PMI industrial dos EUA desde setembro de 2022.
Os dados são da pesquisa da S&P Global divulgada nesta quinta-feira (1°).
O PMI industrial medido pelo ISM registrou uma alta de 49,1 pontos, de 47,3, em linha com o consenso do mercado.
A alta do PMI industrial dos EUA no mês foi atribuída à expansão de novas encomendas nas empresas do setor no início do ano, com condições melhores da demanda no mercado interno. As novas encomendas de exportação caíram pela 19ª vez nos últimos 20 meses.
- Leia também: PMI composto dos EUA cresce acima do esperado; zona do euro permanece em contração
- Veja: Decisão do Fed: banco central dos EUA mantém juros inalterados pela quarta vez consecutiva
Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global, disse que as fábricas também mostram sinais de reabastecimento no período.
“O otimismo empresarial para o ano atingiu o seu nível mais alto desde o início de 2022, graças a um salto na demanda. As novas encomendas estão aumentando em um ritmo não observado há mais de um ano e meio, melhorando especialmente de maneira expressiva no caso dos bens de consumo, à medida que as famílias se beneficiam de sinais de queda da inflação e de condições financeiras mais flexíveis“, disse.
Williamson mencionou que as notícias mais positivas foram atenuadas por sinais de aumento dos custos de fabricação, devido a atrasos no fornecimento, com entregas mais caras frequentemente associadas a condições meteorológicas adversas e recentes perturbações no transporte marítimo global.
PMI industrial da China segue estável em janeiro, a 50,8
O PMI industrial da China ficou estável em janeiro, a 50,8 pontos, no mesmo nível de dezembro. Os dados são da pesquisa mensal divulgada nesta quinta-feira (1°) pela S&P Global.
Esta é a primeira vez desde maio de 2021 em que o indicador fica acima da marca de 50,0 por três meses consecutivos, indicando expansão da atividade.
A pesquisa da S&P indica que as empresas chinesas mencionaram o aumento da produção devido às condições de mercado mais firmes e à elevação das vendas.
Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, comentou em nota que tanto a oferta como a demanda se expandiram no mês. “O sentimento do mercado continuou a melhorar, com a produção industrial crescendo pela quinta vez nos últimos seis meses.”
A demanda externa aumentou levemente, segundo o economista, com as novas encomendas de exportação se expandindo pela primeira vez em sete meses.
PMI industrial da zona do euro sobe para o maior nível em dez meses
O PMI industrial da zona do euro subiu de 44,4 em dezembro para 46,6 em janeiro, no maior nível em dez meses. Os dados são da S&P Global em parceria com o banco HCOB, divulgados nesta quinta-feira (1°).
A leitura definitiva de janeiro confirmou a estimativa preliminar, em linha com a projeção do mercado. O resultado representa contração da atividade manufatureira.
“A recessão na indústria manufatureira do Reino Unido persiste no início de 2024, com a produção, as novas encomendas e o emprego em queda em janeiro“, disse Rob Dobson, diretor da S&P Global.