Os Estados Unidos criaram 143 mil vagas de trabalho em janeiro, abaixo da previsão do mercado, segundo o relatório de emprego payroll, divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho dos EUA.
A previsão do consenso dos analistas da Reuters era de que a economia dos EUA criasse 170 mil postos de trabalho.
A taxa de desemprego foi de 4%, abaixo da previsão de 4,1%, mesmo com um número historicamente baixo de demissões e aumento consistente nos salários.
Os ganhos médios por hora trabalhada também superaram as expectativas, registrando um aumento de 0,5% em relação ao mês anterior, enquanto a previsão era de um avanço de 0,3%.
Impacto nos juros
A expectativa era de que o crescimento no número de empregos nos Estados Unidos desacelerasse em janeiro, em parte devido aos incêndios florestais na Califórnia e ao clima frio que afetou várias regiões do país.
No entanto, esse cenário não era considerado suficiente para levar o Federal Reserve a retomar os cortes nas taxas de juros antes do final do primeiro semestre.
Payroll: outros dados de trabalho
É importante destacar que, ao longo desta semana, o relatório Jolts divulgou que o número de vagas de emprego nos setores não-agrícolas dos Estados Unidos diminuiu para 7,6 milhões no último dia útil de dezembro.
Já o setor privado dos Estados Unidos gerou 183.000 novos postos de trabalho em janeiro, conforme dados da pesquisa ADP.
Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, avaliou que o mercado de trabalho apresentou bastante volatilidade devido a revisões históricas e ajustes sazonais.
Embora o número tenha ficado abaixo do esperado pelo consenso, Stephan diz que a análise inicial ainda revela um mercado de trabalho sólido, com a criação de novas vagas de emprego, mesmo com o aumento no número de pessoas à procura de trabalho.
“Observamos também o crescimento nos salários e a queda na taxa de desemprego, além da revisão para cima dos dados dos últimos meses”, acrescentou.
Ouça o áudio na íntegra:
Você leu sobre o Payroll. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!