Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Produção industrial dos EUA recua 0,1% em julho em relação a junho

Produção industrial dos EUA recua 0,1% em julho em relação a junho

A produção industrial dos EUA registrou uma leve retração de 0,1% em julho frente ao mês anterior, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Federal Reserve. Apesar da queda mensal, o setor avançou 1,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo o Fed, a produção de bens duráveis cresceu 0,3% no mês, com destaque para os segmentos de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes, equipamentos aeroespaciais e de transporte, móveis e outros produtos manufaturados — todos com alta de 1,0% ou mais.

Produção industrial dos EUA: produção de bens não duráveis recua

Por outro lado, a produção de metais primários, máquinas, veículos automotores e peças recuou 0,3%. Já a produção de bens não duráveis caiu 0,4%, com queda disseminada entre todas as categorias do grupo.

A utilização da capacidade instalada da indústria americana também apresentou leve retração de 0,1 ponto percentual em julho, para 76,8%. O nível está 1,4 ponto percentual abaixo da média de longo prazo registrada entre 1972 e 2024.

Vendas no varejo dos EUA revelam sinais de resiliência

Além dos dados da produção industrial, outro indicador relevante divulgado nesta sexta-feira (15) foi o desempenho das vendas no varejo dos EUA, que avançaram 0,5% em julho em relação a junho, alcançando US$ 726,3 bilhões.

Publicidade
Publicidade

Esse crescimento superou as expectativas de analistas consultados pela FactSet, que projetavam uma alta mais modesta de 0,1% para o período.

Esses números são frequentemente vistos como um reflexo da confiança do consumidor na economia e têm o potencial de influenciar futuras decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed), especialmente no que diz respeito a possíveis cortes nas taxas de juros.

Atualmente, o Fed mantém a taxa básica de juros na faixa de 5,25% a 5,50%, um intervalo que está em vigor desde julho do ano passado. Essa postura cautelosa reflete as incertezas persistentes sobre a inflação, muitas das quais estão ligadas às tarifas comerciais estabelecidas pela administração Trump sobre importações de diversos parceiros comerciais.