A Moody’s cortou ratings de dez bancos locais dos Estados Unidos. Além disso, a agência de classificação de risco informou que está revisando as notas de seis outras instituições financeiras, diante de lucros menores e maiores custos de financiamento.
Entre os bancos nos EUA que tiveram suas notas rebaixadas estão M&T Bank, Pinnacle Financial Partners e Commerce Bancshares. As notas de grau de investimento foram mantidas.
DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO
A Moody’s também está revisando os ratings do Bank of New York Mellon, Northern Trust, State Street e US Bancorp. A agência atribuiu perspectiva negativa a outras 11 instituições norte-americanas.
- Leia também: Fitch rebaixa nota de crédito dos EUA, de AAA para AA+
- Veja: First Citizens: conheça o banco que virou sensação nos EUA ao comprar o SVB
“Os bancos norte-americanos continuam lidando com os riscos envolvendo a taxa de juros dos EUA e a gestão de ativos e passivos. Esses fatores podem ter implicações na liquidez e no capital desses bancos”, avaliaram as analistas do Moody’s, Jill Cetina e Ana Arsov.
A ação da agência sugere que o setor bancário do país segue vulnerável. Mais cedo neste ano, alguns bancos menores, como o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank, quebraram e colocaram o setor em xeque. Os desafios para bancos nos EUA incluem bônus desvalorizados, investidores cautelosos, retirada de depósitos e custos mais altos de financiamento.
Junto com a Standard & Poor’s (S&P) e a Fitch Ratings, a Moody’s é uma das mais influentes agências de classificação de risco do mundo. O escritório é responsável por avaliar e classificar produtos financeiros de países, governos ou empresas.