Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Mercadante propõe taxar remessas de criptomoedas ao exterior para compensar IOF

Mercadante propõe taxar remessas de criptomoedas ao exterior para compensar IOF

Em meio ao debate sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sugeriu uma nova alternativa: elevar a tributação sobre remessas de criptomoedas ao exterior. A proposta foi revelada por Lauro Jardim em nota publicada no jornal O Globo.

A ideia surge como tentativa de amenizar os impactos do decreto que aumentou o IOF para 3,5% em determinadas transações. Durante um evento no BNDES, Mercadante já havia defendido o aumento de impostos sobre apostas online como compensação. Agora, ele amplia o escopo da discussão, incluindo o envio de criptomoedas ao exterior como alvo de possível tributação.

Criptomoedas como nova fonte de arrecadação

Segundo o presidente do BNDES, ainda não há estudos técnicos conclusivos sobre a tributação de criptoativos, razão pela qual não apresentou uma alíquota definida. No entanto, ele argumenta que a medida pode criar uma fonte alternativa de arrecadação, permitindo uma eventual redução da carga do IOF sobre outras operações financeiras.

Durante a apresentação da proposta, que contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Mercadante destacou que os críticos das recentes medidas fiscais devem apresentar soluções alternativas viáveis.

O decreto do governo, publicado em 22 de maio, aumentou a taxa de IOF sobre operações de crédito de 1,88% para 3,95% ao ano, igualando as alíquotas para pessoas físicas e jurídicas. Além disso, unificou a tributação de câmbio em 3,5% para diversas modalidades, como cartões internacionais, compra de moeda em espécie e remessas de valores para o exterior.

Publicidade
Publicidade