O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, conversaram por telefone na manhã desta quinta-feira (9) e acertaram uma visita do chanceler brasileiro a Washington para retomar as negociações sobre as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.
A informação foi confirmada pelo Itamaraty, que classificou o diálogo como “muito positivo”.
Encontro deve ocorrer ainda neste mês
Segundo a Reuters, a visita de Vieira aos Estados Unidos deve ocorrer ainda em outubro, dependendo da agenda do chanceler e do secretário norte-americano. O Itamaraty informou que a data do encontro ainda será definida.
Ambos já haviam se reunido anteriormente, no final de julho, quando Mauro Vieira fez uma parada em Washington após uma visita a Nova York. Naquele momento, as relações entre os dois países estavam em seu ponto mais tenso, após a imposição de tarifas de 50% contra o Brasil por parte do governo norte-americano.
Retomada do diálogo após conversa entre Lula e Trump
O telefonema desta quinta-feira ocorreu dias depois da conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump, realizada na segunda-feira (6). Na ocasião, os líderes acertaram a retomada das negociações comerciais, e Trump designou Marco Rubio como principal interlocutor com o governo brasileiro.
Durante a reunião virtual, Lula destacou o desejo de “não ter brigas com os Estados Unidos”, enquanto Trump afirmou que via “uma química” entre os dois, após uma breve troca de cumprimentos na Assembleia-Geral da ONU, em setembro.
Leia também:
- Powell destaca papel essencial dos bancos comunitários e não fala sobre política monetária
- Impasse no Congresso mantém shutdown dos EUA pelo oitavo dia
- Ata do Fomc indica possibilidade de novos cortes de juros dos EUA até o fim de 2025
- Lula e Trump conversam para conter tarifaço
- “Ninguém desafia Trump como Lula”, afirma New York Times
Mudança de tom em Washington
Até recentemente, Rubio era um dos críticos mais duros do Brasil, principalmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, após a aproximação entre Lula e Trump, as críticas cessaram, abrindo espaço para uma nova fase no diálogo diplomático.
Próximos passos
Além da visita de Vieira a Washington, Lula e Trump devem se encontrar pessoalmente nas próximas semanas. Duas possibilidades estão sendo discutidas: uma reunião bilateral durante a Cúpula da Asean, na Malásia, no fim do mês, ou uma visita oficial do presidente brasileiro aos Estados Unidos.