O Livro Bege relatou na edição divulgada nesta quarta-feira (17) que os aumentos de preços no país foram modestos, e próximos do mesmo ritmo do último relatório, divulgado em março. O documento traz uma visão da condição econômica dos Estados Unidos pelos 12 distritos do Federal Reserve, banco central norte-americano.
O Fed tem a meta de reconduzir a inflação para o patamar de 2% no ano. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos teve alta de 0,4% em março na comparação mensal, após avanço de 0,4% em fevereiro.
Com o dado de inflação acima das projeções do mercado, e trazendo aberturas negativas, as apostas para o início dos cortes de juros no país foram adiadas. Investidores questionam se o Fed sequer cortará as taxas ainda em 2024.
Seis distritos observaram aumentos moderados nos preços de energia. Houve um aumento acentuiado nas taxas de seguro, relatado por diversos distritos, tanto para empresas quanto para proprietários de residências.
Outro comentário frequente foi que a capacidade das empresas de repassar aumentos de custos para os consumidores diminuiu consideravelmente nos últimos meses, resultando em margens de lucro menores.
Atividade econômica e emprego
Os dirigentes do Federal Reserve notaram um aumento em ritmo lento do mercado de trabalho, com nove distritos relatando crescimentos mínimos a modestos. A maioria registrou aumentos na oferta de trabalho e na qualidade dos candidatos a emprego.
Vários distritos mencionaram avanços na retenção de funcionários, enquanto outros destacaram reduções de pessoal em algumas empresas.
Segundo o Livro Bege, os salários cresceram em ritmo moderado em oito distritos, enquanto em quatro distritos os aumentos foram pequenos a modestos.
ACOMPANHE NOSSO CANAL DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP
Vários distritos observaram que as taxas de crescimento salarial anual voltaram aos níveis médios históricos recentemente.
A atividade econômica geral dos Estados Unidos expandiu moderadamente desde o final de fevereiro, com dez dos doze distritos relatando crescimento econômico leve ou modesto. O episódio representa um avanço em relação aos oito do relatório de março; os outros dois afirmaram não haver mudança na atividade.
Além disso, o Fed relatou que o gasto do consumidor norte-americano aumentou levemente. Vários distritos mencionaram fraqueza nos gastos discricionários, uma vez que a sensibilidade ao preço dos consumidores permaneceu elevada.
Os gastos com automóveis foram impulsionados em algumas regiões pela melhoria nos estoques e incentivos dos revendedores. Ainda assim, as vendas permaneceram lentas em outros distritos.
O que é Livro Bege?
O Livro Bege é um relatório publicado pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos. Ele é divulgado oito vezes por ano e oferece uma visão abrangente da condição econômica atual em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve. O nome “Bege” vem da cor da capa do relatório físico.
Os relatórios são compilados a partir de informações coletadas diversas fontes, como entrevistas com empresas locais, instituições financeiras, sindicatos, organizações empresariais e outras entidades relevantes.
O documento é uma ferramenta importante para os dirigentes do Fed, uma vez que tende a fornecer informações atualizadas sobre as condições econômicas regionais do país, que podem influenciar suas decisões de política monetária.