A atividade econômica dos Estados Unidos seguiu em expansão desde o início de abril até meados de maio, reportou o Federal Reserve, banco central norte-americano, no Livro Bege, divulgado nesta quarta-feira (29). As condições, no entanto, variaram entre indústrias e distritos, sendo que a maioria dos 12 distritos reportou um crescimento ligeiro ou modesto.
O consumo no varejo permaneceu estável ou ligeiramente em alta, refletindo menores gastos discricionários e maior sensibilidade aos preços entre os consumidores norte-americanos, observou o Livro Bege. As vendas de automóveis permaneceram praticamente estáveis, com fabricantes em determinadas regiões oferecendo incentivos para estimular as vendas.
Viagens e turismo fortaleceram-se em grande parte do país, impulsionados pelo aumento de rotas de lazer e de negócios. O setor de hotelaria, no entanto, tem perspectivas mistas para a época de verão, que tem início em junho no país.
Livro Bege: setor imobiliário, crédito e preços nos EUA
Normas mais limitantes para o acesso ao crédito e as taxas de juro elevadas no país restringiram o crescimento de empréstimos.
Já a procura por habitação aumentou modestamente e a construção casas teve alta, ainda que com relatos de taxas de juros altas que afetaram as vendas.
As condições no setor imobiliário comercial suavizaram-se devido a preocupações com a oferta, condições de crédito restritivas e custos elevados de empréstimos.
Além disso, o Fed registrou que os preços aumentaram a um ritmo modesto durante o período em análise. Grande parte das distritais observou que os consumidores resistiram aos aumentos adicionais de preços, o que levou a margens de lucro menores. Enquanto isso, os preços de produção aumentaram em média. Varejistas relataram oferecer descontos para atrair mais clientes.
Mercado de trabalho
O emprego aumentou a um ritmo ligeiro de maneira geral, segundo o Livro Bege. Oito dos doze distritos relataram ganhos de emprego classificados como insignificantes ou modestos. Os outro quatro distritos não relataram mudanças no mercado de trabalho no período.
A maioria dos distritos notou uma melhor disponibilidade da mão de obra, embora certas carências persistam em indústrias ou áreas selecionadas.
O crescimento salarial manteve-se majoritariamente moderado, embora certas unidades tenham reportado aumentos mais modestos. Vários distritos relataram que o crescimento salarial está no patamar de médias pré-pandemia ou normalizando em direção a essas taxas.