Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Powell sinaliza cortes menores nos juros dos EUA

Powell sinaliza cortes menores nos juros dos EUA

Em discurso realizado nesta segunda-feira em Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que o recente corte de 0,5 ponto percentual na taxa de juros dos EUA não deve ser visto como uma tendência de medidas agressivas futuras.

Em vez disso, Powell indicou que os próximos cortes serão menores, refletindo uma postura mais cautelosa do banco central ao calibrar a política monetária dos Estados Unidos.

Durante o evento organizado pela National Association for Business Economics, Powell ressaltou que o Fed continuará buscando um equilíbrio delicado entre a redução da inflação e o suporte ao mercado de trabalho.

Ele enfatizou que o caminho futuro da política monetária será guiado pelos dados econômicos, sem seguir um curso predefinido. “Os riscos são bilaterais, e continuaremos a tomar nossas decisões reunião por reunião”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Juros dos EUA: mais dois cortes previstos para este ano

Powell sugeriu que, se as condições econômicas continuarem em linha com as expectativas, há a possibilidade de mais dois cortes nas taxas de juros em 2024. No entanto, ao contrário do que muitos analistas previam, esses cortes deverão ser em incrementos menores de 0,25 ponto percentual, contrastando com as expectativas de uma flexibilização mais agressiva.

As declarações de Powell imediatamente impactaram os mercados financeiros. O índice Dow Jones registrou uma queda de mais de 150 pontos enquanto o presidente do Fed discursava, refletindo a preocupação dos investidores com uma possível desaceleração no ritmo dos cortes de juros. Ao mesmo tempo, os rendimentos do Tesouro subiram, com o título de referência de 10 anos atingindo um rendimento de 3,8%, um aumento de quase 5 pontos-base no dia.

À medida que a inflação continua sendo uma preocupação central e o mercado de trabalho mantém sua força, o Fed busca encontrar o ponto ideal de uma política “neutra”, em que as taxas de juros não sejam nem restritivas nem estimulativas para a economia.

Você leu sobre juros dos EUA. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!