Durante a abertura do IV Seminário FGV de Responsabilidade Social 2025, o presidente do conselho de administração e sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves, afirmou que o atual cenário geopolítico global, embora complexo, pode se transformar em uma oportunidade para o Brasil.
Segundo ele, o possível enfraquecimento do multilateralismo não representa, necessariamente, um risco para o país. Pelo contrário, pode abrir espaço para o Brasil se destacar, desde que mantenha sua tradição diplomática e postura pacifista.
“O Brasil tem posições consistentes nesse sentido, não há nada de errado com elas”, destacou Esteves.
André Esteves: Economia verde e IA no radar
O executivo também apontou a transição para a economia verde como um caminho promissor. Ele lembrou que o Brasil abriga a maior floresta tropical do planeta e conta com uma das matrizes energéticas mais limpas entre os países do G20.
“Sabemos jogar esse jogo”, afirmou.
PublicidadePublicidade
Outro ponto de otimismo para Esteves é o avanço da inteligência artificial, que deverá elevar a demanda global por energia em razão da necessidade de novos data centers. Nesse cenário, o Brasil poderia se tornar um grande fornecedor de energia abundante e competitiva para sustentar esse movimento tecnológico.
Leia também:
- André Esteves, do BTG: juros caem em dezembro ou janeiro
- André Esteves: “A carteira saudável é aquela que se beneficia dos juros enormes de hoje”
- EQI Research: tarifa de 50% tem impacto menor que o esperado, graças à ampla lista de exceções
- Kautz aponta oportunidades de investimento em meio a um cenário macro conturbado
- André Esteves: “A carteira saudável é aquela que se beneficia dos juros enormes de hoje”