Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Jerome Powell em Jackson Hole: Fed está preparado para mais elevações de juros, se necessário

Jerome Powell em Jackson Hole: Fed está preparado para mais elevações de juros, se necessário

O presidente do banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve), Jerome Powell, disse que a autoridade está preparada para elevar ainda mais as taxas de juros do país caso seja apropriado. “Precisamos de mais progresso na inflação de serviços não habitacionais”, disse Jerome Powell em Jackson Hole. A afirmação foi proferida durante o 46º simpósio anual nesta sexta-feira (25).

Apesar do progresso em relação aos esforços para a desaceleração da inflação, Powell comentou que as taxas reais estão bem acima das estimativas. Segundo o presidente do Fed, dois meses de bons dados são apenas o começo do necessário para construir a confiança no indicador. 

Jerome Powell em Jackson Hole: política deve permanecer restritiva

Powell apontou que o Fed deve permanecer flexível conforme a inflação desacelera, mas este não deve ser o momento de relaxar a política monetária contracionista. Para o presidente, o crescimento da economia acima da tendência pode exigir a manutenção do aperto monetário.

Jerome Powell comentou as decisões do Fed ao longo do último ano, que resultaram em um aperto significativo da política monetária. A taxa básica de juros foi elevada de quase zero em março de 2022 para 5,25% – 5,50% atualmente. Os esforços da autoridade monetária visam combater a inflação mais forte desde a década de 1980.

Estamos preparados para aumentar ainda mais as taxas se for apropriado. Pretendemos manter a política em um nível restritivo até estarmos confiantes de que a inflação está recuando de forma sustentável em direção ao nosso objetivo”, afirmou.

Jerome Powell citou que, em uma base de 12 meses, a inflação total do índice de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) nos EUA atingiu um pico de 7% em junho de 2022 e diminuiu para 3,3% em julho, seguindo uma trajetória em linha com as tendências globais.

Segundo o presidente do Fed, ainda não é possível saber até que ponto as leituras mais baixas continuarão. “A inflação subjacente dos últimos doze meses é elevada e há ainda um terreno substancial a percorrer para regressar à estabilidade de preços”, avaliou.

Outro ponto relevante na economia norte-americana – e global – são os efeitos da guerra da Rússia na Ucrânia. O conflito, iniciado em fevereiro de 2022, passou a ser um dos principais motivos para a aceleração da inflação global. “Os preços dos alimentos e de energia são influenciados por fatores globais que permanecem voláteis e podem fornecer um sinal enganador sobre a direção da inflação”, disse Powell.

Tá, e aí?Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

O economista-chefe da EQI Asset pontua que há uma preocupação com uma inflação ainda alta e a meta do Federal Reserve de 2%. “Powell menciona que nos últimos dois meses a taxa mostrou sinais de alívio, com chances de desaceleração. Para o presidente do Fed, ainda não é o suficiente para entender que a trajetória é de queda constante nos próximos meses”, diz.

Jerome Powell manteve a possibilidade de mais uma alta de juros, mas dado o nível atual – considerado contracionista, acima da taxa neutra –, Powell vê que a autoridade terá de ser cautelosa em relação aos próximos passos. 

“Isso pode significar ainda um espaçamento maior no período de uma alta para outra. Há uma discussão recente de altas alternadas pelo comitê de política monetária (Fomc), mas isso pode ser ainda mais postergado, para a absorção de mais dados de inflação”, pondera.

A visão da casa é de que os números da inflação norte-americana continuarão caminhando para uma visão otimista e trarão essa convecção que o Fed ainda não tem. “No entanto, qualquer aceleração da inflação pode jogar a favor de mais uma alta até o final do ano”, diz Kautz.

Escute o áudio na íntegra abaixo: