Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EQI Asset revisa para cima expectativa para Selic

EQI Asset revisa para cima expectativa para Selic

A EQI Asset revistou para cima sua projeção para a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira. Antes estimada em 9,75% ao final deste ano, agora a Selic deve ficar em 10,25%, segundo a gestora.

O aumento da estimativa se deve à piora do cenário externo, com projeção de corte de juros americanos postergado para setembro, e risco fiscal rondando internamente.

Nos Estados Unidos, as sinalizações de membros do banco central americano e os últimos dados econômicos sugerem um primeiro corte de juros só a partir de setembro – a EQI Asset vê um corte de 25 pontos-base em setembro e outro de mesma magnitude em dezembro.

Já no Brasil, o alerta do risco fiscal surgiu com a mudança da meta fiscal para 2025. No Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem, a meta fiscal apresentada ao Congresso é de déficit zero. Mas diverge do arcabouço fiscal aprovado no ano passado, que previa um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano. 

Depois dessa mudança, a ata do Copom também apontou o abandono do guidance (indicação dos próximos passos), alegando necessidade de mais liberdade nas decisões. Apontou ainda uma divergência entre os membros do comitê quanto ao ritmo a ser adotado no ritmo de cortes de juros.  

Publicidade
Publicidade

Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, classificou a ata como “dura”. E destacou a preocupação dos membros do comitê com o cenário internacional e com a economia brasileira crescendo acima do esperado, com mercado de trabalho apertado e preocupação fiscal após as mudanças na meta fiscal promovidas pelo governo, o que aumenta o prêmio de risco para a trajetória da dívida pública.

Média do mercado também vê Selic a 10,25%

O último Boletim Focus, com a média das projeções do mercado para os principais indicadores da economia, também vem apontando uma expectativa altista para a Selic – era de 9% no início do ano e já está em 10,25%.

Vale explicar, a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e atualmente está em 10,50%. Ela é definida pelo Banco Central (BC) a cada 45 dias e serve como referência para os juros cobrados em empréstimos, financiamentos e investimentos.

O objetivo da Selic é assegurar a estabilidade econômica e evitar descontroles de preços, como a inflação. E o Banco Central utiliza a Selic como um “freio” para conter a inflação. Ao elevar os juros, o crédito fica mais caro, desestimulando o consumo e os investimentos das empresas.

gráfico selic
Fonte: EQI

Você leu sobre a projeção para a Selic. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!