Entenda Sobre o Novo Imposto do Aluguel
Home
Notícias
Economia
Zamp (ZAMP3), do Burger King, pode comprar licença da Starbucks

Zamp (ZAMP3), do Burger King, pode comprar licença da Starbucks

A Zamp, empresa que opera o Burger King e Popeyes no Brasil, está em processo de negociação para adquirir a licença do Starbucks Brasil.

A Zamp (ZAMP3), empresa que opera as franquias Burger King e Popeyes no Brasil, está atualmente em processo de negociação para adquirir a licença de operação da Starbucks Brasil, apurou o Valor. 

De acordo com as informações, as negociações tiveram início em dezembro de 2023 com a matriz da Starbucks nos Estados Unidos. Além da Zamp, outras duas cadeias de restaurantes sondaram representantes da rede de cafeterias em sua sede em Seattle, buscando verificar a possibilidade de algum acordo.

Outras negociações da Starbucks Brasil

Além da Zamp, outras duas cadeias de restaurantes sondaram representantes da rede de cafeterias em sua sede em Seattle, buscando verificar a possibilidade de algum acordo.

Publicidade
Publicidade

Ainda sob a gestão da SouthRock Capital, empresa que foi master licenciada da cadeia no país de 2018 a 2023, uma fonte afirmou ainda para o jornal que o sócio da Zamp, o fundo árabe Mubadala, estaria em conversas diretas com a rede americana.

Na empresa, o Mubadala Capital, através do veículo MC Brazil, detém 36,6% das ações da rede. Recentemente, houve um movimento para retirar a empresa do Novo Mercado em janeiro, o que poderia estar relacionado a alguma aquisição de peso da cadeia. A proposta foi aprovada em assembleia de acionistas realizada em janeiro.

Relembre: SouthRock Capital pede recuperação judicial

A SouthRock, dona das marcas Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, anunciou um pedido de recuperação judicial, com uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão. 

Conforme o plano de recuperação judicial, protocolado em 9 de fevereiro na Justiça de São Paulo, a empresa possui atualmente 135 lojas em operação. Ao longo de 2023, aproximadamente 55 lojas deficitárias foram fechadas, além de um corte de 20% na equipe administrativa diretamente ligada à marca.

Na ocasião, a empresa declarou que suas operações foram afetadas, entre outros fatores, pela alta instabilidade no país, pela volatilidade da taxa de juros e pelas constantes variações cambiais.

O plano atual em discussão com os credores da SouthRock envolve a criação de Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), projetadas especificamente para a alienação dos negócios. Esta alienação pode ser realizada através de leilão, mas se a empresa receber uma oferta pela operação, também pode ser levada aos credores e à Justiça. Essa abordagem, conforme apurado pelo Valor, reflete a visão de Kenneth Pope, fundador da SouthRock, dependendo dos valores oferecidos.

Negociações entre Zamp e Starbucks avançam

A apuração do Valor ainda ouviu uma terceira fonte com conhecimento próximo das negociações. Ela revelou que as conversas entre a Zamp e a matriz da Starbucks têm progredido nas últimas semanas. A Zamp, que considerou trazer a marca de cafés e donuts Tim Hortons ao Brasil anos atrás – propriedade da RBI, também parceira da Zamp -, agora está focada na gigante do café.

No entanto, a complexidade da operação tem sido um desafio significativo para fechar o acordo rapidamente. A situação é complicada devido às marcas envolvidas estarem em recuperação judicial e à má gestão da SouthRock, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

Embora a Zamp tenha deixado em espera o plano de trazer o Tim Hortons devido à falta de visibilidade da marca no país e ao seu foco na expansão da Popeyes, essa questão de visibilidade não é um problema em relação ao Starbucks. A rede de cafeterias se tornou um fenômeno de vendas logo após sua entrada no Brasil, por esse motivo, decidiram seguir com as negociações da Starbucks.