O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na noite desta segunda-feira (20), que o Brasil precisa mais dos Estados Unidos do que eles de aliados. De acordo com Trump, a relação com o país e a América Latina deve ser “ótima” em seu mandato, entretanto, a região não é prioridade da nova gestão. A declaração do presidente foi feita durante a assinatura dos primeiros atos de governo.
Ao responder perguntas sobre o Brasil, Trump afirmou que: “A relação é excelente, eles precisam da gente, eles precisam mais da gente. Todos (os países) precisam mais dos EUA.”
No primeiro dia de mandato, o presidente norte-americano assinou ordens executivas que retiram o país do Acordo Climático de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), e concedem perdão presidencial aos condenados pela invasão do Capitólio, entre outros.
Além disso, após polêmicas, Trump também assinou um decreto com suspensão de 75 dias da lei que proibiu o TikTok no país.
Do Brasil para Trump
Antes do discurso do republicano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou Donald Trump através da rede social X (antigo Twitter).
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, escreveu Lula.
Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas,…
— Lula (@LulaOficial) January 20, 2025
Você leu sobre Trump e Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!