O primeiro debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024, entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, realizado na quinta-feira (27), mostrou troca de ataques pessoais e um tom agressivo entre os dois candidatos. Como Biden e Trump se saíram?
Na avaliação de especialistas e pesquisas, o cenário ficou mais complicado — e delicado — para o atual presidente Biden, que é questionado sobre a capacidade de governar por mais quatro anos, diante de idade avançada.
O debate foi realizado em um momento considerado ideal para convencer os 19% de possíveis eleitores indecisos, conforme mostram as pesquisas. Biden e Trump aparecem com empate técnico em grande parte das pesquisas eleitorais.
Debate histórico
Este foi o primeiro encontro entre os candidatos finais antes das convenções partidárias, marcadas para julho e agosto.
Apesar de Biden e Trump terem conquistaram delegados suficientes nas eleições primárias, só serão confirmados como candidatos presidenciais no período das convenções.
Além disso, esse foi o primeiro debate presidencial com a participação de dois candidatos que já governaram o país. Donald Trump foi presidente dos EUA de 2017 a 2021, e perdeu a reeleição para Joe Biden, que está à frente da Casa Branca desde 20 de janeiro de 2021.
Biden é pressionado a desistir
O período eleitoral que os Estados Unidos enfrentam em 2024 é extremamente atípico, e tem início com seus principais candidatos, Joe Biden e Donald Trump. O primeiro, democrata, é o presidente mais velho do país, aos 81 anos, e busca a reeleição neste ano.
No entanto, o próprio partido — além da população — podem apertar o discurso para persuadir o atual líder a ceder a chance na Casa Branca para os próximos quatro anos.
Biden saiu vitorioso nas prévias partidárias democratas, mas mesmo assim poderia desistir da sua candidatura, o que também seria algo inédito para o país.
O presidente dos EUA disse nesta sexta-feira (28) que pretende vencer a eleição presidencial, após críticas por um desempenho considerado ruim no debate contra Trump.
Durante a disputa televisionada, Biden apresentou voz rouca, que foi atribuída a um resfriado e certa hesitação em alguns momentos. Trump, por outro lado, falou de maneira mais confiante, apesar de proferir uma série de afirmações falsas.
Em fala a seus apoiadores, Joe Biden afirmou que sua equipe fará uma checagem de fatos, após as falas de Donald Trump.
“Eu sei que não sou um homem jovem, para dizer o óbvio. (…) Eu não estaria concorrendo novamente se não acreditasse de todo o coração e alma que posso fazer este trabalho. Os riscos são altos demais“, disse o democrata.
Biden já é o presidente mais velho da história dos EUA. Caso seja reeleito, chegará ao fim do novo mandato com 86 anos.
Apesar dos médicos da Casa Branca garantirem que ele está apto para governar por mais anos, 73% dos eleitores afirmam que ele é “muito velho” para o trabalho, segundo pesquisa publicada pelo New York Times em março.
- Você leu sobre o debate entre BIDEN E TRUMP. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!