Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Biden e Trump: o que esperar de primeiro debate presidencial dos EUA

Biden e Trump: o que esperar de primeiro debate presidencial dos EUA

O primeiro debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024, entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, será realizado nesta quinta-feira (27). Os dois não se enfrentam há quatro anos, desde que Biden venceu a corrida eleitoral e assumiu a cadeira de presidente dos EUA. Biden e Trump estarão na CNN às 22h (horário de Brasília).

A duração do debate entre Biden e Trump será de 90 minutos, com dois intervalos comerciais. Este será o primeiro encontro entre os candidatos finais antes das convenções partidárias, marcadas para julho e agosto.

Apesar de Biden e Trump terem conquistaram delegados suficientes nas eleições primárias, só serão confirmados como candidatos presidenciais no período das convenções.

Biden e Trump: o que esperar do debate?

O primeiro debate presidencial de 2024 terá, pela primeira vez, dois candidatos que já governaram o país. Donald Trump foi presidente dos EUA de 2017 a 2021, e perdeu a reeleição para Joe Biden, que está à frente da Casa Branca desde 20 de janeiro de 2021.

Na época em que os políticos se enfrentaram, em 2020, os debates foram marcados por embates e interrupções. Desta vez, os microfones de um candidato serão mutados enquanto o outro responde. Também não haverá plateia presente no evento.

Os políticos tratarão, por dois minutos, de tópicos definidos pelos moderadores. Réplicas e tréplicas de um minuto cada serão permitidas.

O debate é realizado em um momento considerado ideal para convencer os 19% de possíveis eleitores indecisos, conforme mostram as pesquisas. Biden e Trump aparecem com empate técnico em grande parte das pesquisas eleitorais.

Eleitores indecisos na mira

Trump aparece à frente em alguns dos estados decisivos para o resultado. Vale lembrar que as eleições nos EUA não são definidas diretamente pelo voto dos eleitores — que também não é obrigatório. Os cidadãos votam para escolher o presidente e vice-presidente, bem como outros cargos em disputa (como membros do Congresso, governadores, etc.).

Os cidadãos também escolhem representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados, que terão de ser conquistados pelo candidato. É necessário ter aprovação de 270 dos 538 representantes do Colégio Eleitoral norte-americano para ser eleito.

O número de delegados é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada estado, que pode ser determinante para a vitória ou derrota.

Um candidato que recebe a maioria dos votos populares pode não ser eleito presidente dos Estados Unidos. Alguns exemplos incluem:

  • 2000: George W. Bush venceu no Colégio Eleitoral, enquanto Al Gore ganhou o voto popular.
  • 2016: Donald Trump venceu no Colégio Eleitoral, apesar de Hillary Clinton ter recebido mais votos populares.

O próximo debate está agendado para 10 de setembro, após as convenções partidárias.