Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Banco Central aprova novas regras para viabilizar Pix por aproximação

Banco Central aprova novas regras para viabilizar Pix por aproximação

O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional anunciaram novas regras no sistema Open Finance. Agora, será possível realizar pagamentos por aproximação usando o PIX e também efetuar pagamentos diretamente em e-commerces, sem a necessidade de sair do ambiente de compras online.

A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira“, informou o BC, por meio de nota à imprensa.

Com um cadastro em uma instituição participante do Open Finance, os clientes poderão adicionar suas contas às carteiras digitais, permitindo o pagamento por aproximação e a opção de pagar diretamente nos e-commerces.

Pix por aproximação

A ideia de permitir pagamentos por aproximação com o Pix foi mencionada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, no início de junho. Essas novas funcionalidades estarão disponíveis para a população geral a partir de fevereiro de 2025.

Antes disso, no final de julho, o BC deve publicar normas mais detalhadas sobre como as instituições financeiras devem operar para viabilizar esses serviços. Em seguida, a partir de novembro, as instituições já precisarão iniciar os testes das funcionalidades para garantir a segurança das operações.

O que é o sistema Open Finance

O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, permite aos clientes de produtos e serviços financeiros compartilhar suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Isso possibilita a movimentação de suas contas bancárias através de diversas plataformas, não se limitando apenas ao aplicativo ou site do banco, de maneira segura, rápida e conveniente.

O projeto do Open Banking evoluiu para Open Finance para refletir sua maior abrangência. Além de informações sobre produtos e serviços financeiros tradicionais como contas e operações de crédito, o Open Finance inclui dados relacionados a investimentos. Futuramente, abrangerá também câmbio, credenciamento, seguros e previdência.

Leia também:

Aumento do escopo das instituições

O BC também informou que as novas regras ampliam o escopo das instituições que podem participar do Open Finance, incluindo os segmentos de investimentos e câmbio. “Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional“, diz a nota.

O BC também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance. “Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias”, diz a autarquia, acrescentando que essa medida vai “pavimentar” para o desenvolvimento mais rápido da modalidade“.

Você leu sobre Pix por aproximação. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp