A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu em fevereiro, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (7).
O levantamento aponta que 50,8% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação a janeiro, quando o índice era de 46,5%.
Já a avaliação positiva, composta pelos que consideram o governo ótimo ou bom, teve leve oscilação negativa, passando de 37,8% para 37,6%.
Outros 11,3% avaliam a administração como regular, ante 15,6% no mês anterior. Apenas 0,4% dos entrevistados não souberam responder.
Segmentos mais críticos e favoráveis
Os grupos que mais desaprovam a gestão petista são os evangélicos (76,3%), os moradores da região Sul (62,7%) e os residentes do Centro-Oeste (59,3%).
Em contrapartida, os maiores índices de aprovação vieram de ateus e agnósticos (57,3%), pessoas com mais de 60 anos (53,3%) e aqueles com escolaridade até o ensino fundamental (51,8%).
Quando questionados especificamente sobre o desempenho do presidente, 53% disseram desaprovar sua atuação, frente a 51,4% em janeiro. A aprovação, por sua vez, ficou em 45,7%, contra 45,9% no levantamento anterior.
Leia também:
- Lula candidato: o desafio para 2026 já começou
- Aprovação de Lula cai ao pior nível, diz pesquisa AtlasIntel
Desempenho por áreas e comparação com Bolsonaro
A pesquisa também avaliou a percepção da população sobre diferentes áreas da gestão.
Os temas mais mal avaliados foram impostos e carga tributária (58% consideram péssimo), segurança pública (57%) e responsabilidade fiscal. Por outro lado, as políticas sociais (35%) e a criação de empregos (34%) receberam as maiores avaliações positivas.
Sobre a comparação entre os governos de Lula e Jair Bolsonaro, 49,4% acreditam que a atual administração é pior que a anterior, enquanto 48,9% pensam o contrário. Outros 1,7% consideram que ambos os governos são iguais.
O levantamento da AtlasIntel ouviu 5.710 eleitores entre os dias 24 e 27 de fevereiro, com margem de erro de um ponto percentual e índice de confiabilidade de 95%.
Você leu sobre Lula. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!