A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu para 45,9%, enquanto a desaprovação subiu para 51,4%. Os dados foram revelados pela pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg.
O levantamento aponta um aumento de 1,6 ponto percentual na reprovação em relação à pesquisa anterior, feita em dezembro, enquanto a aprovação recuou 1,9 ponto, atingindo o pior nível da série histórica.
A pesquisa revela que a desaprovação ao governo é maior entre homens, pessoas com ensino médio completo e cidadãos com idade entre 16 e 44 anos. No Nordeste, região onde Lula tradicionalmente tem forte apoio, a avaliação do presidente está praticamente equilibrada, com aprovação e desaprovação em patamares semelhantes.
Lula: pesquisa anterior mostrou queda na aprovação
Os números refletem um cenário desafiador para o governo, que enfrenta dificuldades para reverter a tendência de queda na popularidade. A margem de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder ficou em 2,7%.
No fim de janeiro, uma pesquisa anterior mostrou que a popularidade do terceiro mandato do presidente atingiu o pior patamar desde a posse no dia 1º de janeiro de 2023. Segundo o PoderData, a taxa de desaprovação do governo petista foi puxada pela região Nordeste, tradicional reduto eleitoral do presidente Lula.
A desaprovação ao governo na região subiu de 35% para 43% desde o início do mandato, um aumento de oito pontos percentuais. No mesmo período, a aprovação caiu de 55% para 51%, reduzindo significativamente a vantagem de Lula entre os nordestinos — de 20 para apenas 8 pontos percentuais.
Entre toda a população brasileira, o PoderData estima que 51% dos eleitores desaprovam a gestão do governo Lula III, enquanto 42% a aprovam.
Você leu sobre Lula. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!