André Esteves, presidente do conselho de administração do BTG Pactual ($BPAC11), avalia que a taxa de juros no Brasil, a taxa Selic, deve chegar ao fim do ciclo de cortes no patamar entre 7% e 8%. De acordo com ele, isto deverá ocorrer no próximo ano.
Segundo matéria da Folha de S.Paulo, Esteves avaliou que o Brasil está deixado para trás a fama de ter uma dos juros mais elevados do mundo. O executivo participou de um evento realizado pelo banco de investimentos na última quinta-feira (17).
O que contribuiu para que o Brasil viabilize a queda na taxa Selic é a séria de reformas que vem acontecendo nos últimos anos, tais como da Previdência; a trabalhista; do saneamento, entre outras. Tudo isso ajuda a fomentar um melhor ambiente de negócios, de acordo com ele.
André Esteves: PIB potencial é maior do que o esperado
Em sua palestra, Esteves disse ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) potencial do país é maior do que o mercado vem esperando. Ele se referiu às revisões do crescimento da economia, que previam algo próximo a 1% para este ano, mas que agora já estão chegando a 2,5%.
A última edição do boletim Focus, divulgado na última segunda-feira, trouxe uma revisão do PIB para 2,29% a projeção contra 2,26% da semana passada e há quatro semanas era de 2,24%. Para a taxa Selic, foi mantida em 11,75%. Há quatro semanas, a projeção divulgada pelo boletim Focus era de 12%.
Você leu informações e avaliações sobre André Esteves. Tenha sua reserva de emergência! Saiba os melhores investimentos e monte a sua!