Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Comparador de fundos: confira nossas simulações

Comparador de fundos: confira nossas simulações

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

23 Ago 2022 às 16:21 · Última atualização: 23 Ago 2022 · 8 min leitura

Redação EuQueroInvestir

23 Ago 2022 às 16:21 · 8 min leitura
Última atualização: 23 Ago 2022

relógio-sobre-moedas

Reprodução/Pixabay

Escolher entre mais de um fundo pode ser uma tarefa difícil sem uma ferramenta adequada. É por isso que a EQI Investimentos disponibiliza gratuitamente o Comparador de Fundos.

Trata-se de uma excelente ferramenta para verificar qual fundo atende melhor aos objetivos de investimento de cada um.

Siga na leitura e aprenda como utilizar esse recurso.

Confira!

Quais são as principais formas de investir?

Quando o assunto é mercado financeiro, existem pelo menos duas formas de investir. Não existe certo nem errado, e sim aquela modalidade que melhor se adapta às necessidades de cada investidor.

O primeiro modelo de investimento é aplicando diretamente em títulos financeiros. Independentemente se os recursos foram aplicados na renda fixa ou na variável, qualquer um dos mercados possui uma infinidade de papéis.

Na renda fixa, temos títulos pós e prefixados, além dos híbridos. São certificados de recebíveisletras de créditostítulos públicosdebêntures e tantos outros mais.

Já na renda variável, as ações são um grande representante. Mas também existe o mercado futuro com seus contratos derivativos, mercado de câmbio e criptomoedas.

Se um investidor resolve fazer por ele mesmo a escolha dos ativos, deve estudar muita coisa antes de tomar a decisão de onde alocar o seu rico dinheirinho.

Já na segunda modalidade de investimentos, os aportes são feitos por meio de fundos de investimentos. Tratam-se de veículos financeiros com uma estrutura profissional que faz a alocação de todos os recursos.

Nesse modelo de aplicação, o investidor não precisa se preocupar com a escolha dos ativos.

Isso é feito por uma equipe profissional, o que libera tempo do investidor para focar em seu negócio, ganhar mais dinheiro e investir ainda mais.

Comparador de Fundos: como avaliar um fundo de investimento?

Antes de escolher um fundo para aportar seus recursos, é recomendado que um investidor faça um breve estudo sobre suas principais características. Acompanhe a seguir.

Administração

Todo fundo precisa ter sua administração feita por uma instituição qualificada. É ela quem faz os cálculos de cotas, indicando os aportes feitos e os resgates solicitados, por exemplo.

Além disso, há outras funções exercidas por essas instituições também. Tudo para proporcionar um bom funcionamento do veículo para o investidor.

Pelo serviço, é cobrada uma taxa. Avaliar seu valor é importante, mas não se deve considerar apenas esse fator para a escolha de um fundo. Bons fundos entregam ótimos resultados mesmo cobrando 2% ao ano pelo serviço.

Gestão

Outro ponto para analisar é a equipe de gestão responsável pelo fundo, ou a empresa gestora que exerce tal atividade. Para muitos, essa é uma análise mais minuciosa, mas não deixa de ser importante.

Buscar saber o histórico de trabalho de quem cuidará do seu dinheiro é algo bastante relevante.

ilustração de educação financeira: escada que leva até saco de dinheiro

Classificação

Existem diferentes fundos com diversas políticas de investimentos. Há fundos de renda fixa e variável e, dentro dessa distribuição macro, há várias outras subdivisões.

Entre os primeiros, temos fundos atrelados ao DI, fundos de inflação e também de crédito privado. Mas há fundos multimercados, de ações e fundos cambiais.

Conhecer o fundo certo para o qual se pretende aplicar é essencial. A Anbima possui uma extensa classificação sobre as modalidades de fundos de investimentos. Pode ser interessante consultar.

Rendimento

Por fim (mas não menos importante), vale consultar o histórico de rendimentos do fundo. No entanto, tenha em mente que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Boas informações podem ser tiradas dessa análise, observando como o fundo se comportou em épocas de estresse de mercado. Assim como também vale a pena saber como se deu sua recuperação.

Comparador de Fundos: é possível comparar diferentes fundos de investimentos ao mesmo tempo?

Em uma carteira de investimentos saudável e bem estruturada, geralmente existem diversos fundos. Por melhor que seja a gestão do veículo financeiro, nunca é recomendável deixar todo o patrimônio com uma só gestão.

Entenda aqui a importância da diversificação de ativos

Dessa forma, pode ser perfeitamente cabível fazer uma alocação de capital que considere vários fundos. Nesse momento, o investidor pode querer (e deve querer) fazer a comparação entre os fundos do mercado para escolher.

Por sorte e para facilitar essa atividade, existe uma excelente ferramenta no mercado chamada Comparador de Fundos. Seu acesso pode ser feito clicando aqui.

Com esse comparador, é possível observar o rendimento de qualquer fundo de investimento pertencente ao mercado brasileiro. Isso é feito plotando-se a curva de rentabilidade em um gráfico que ocupa toda a tela.

A comparação inicia escolhendo-se o índice de referência para observar o comportamento do fundo. Para a renda fixa, usa-se o CDI como padrão. Já na variável, o Ibovespa é o índice comumente usado.

No entanto, é possível ir além e fazer a comparação entre diferentes fundos de investimentos. Na verdade, é essa função que possibilita ao investidor escolher entre um fundo ou outro de mesma classe disponível no mercado.

Para saber exatamente como fazer isso, basta seguir a leitura e aprender todos os passos descritos no tópico a seguir.

Como utilizar a ferramenta “Comparador de Fundos”?

A tela inicial do Comparador de Fundos exibe uma caixa para preenchimento de dados. É por aqui que o investidor deve iniciar.

É preciso escrever neste espaço alguma informação que identifique o fundo que se deseja fazer a comparação. O dado utilizado pode ser o nome do fundo ou então o seu CNPJ.

Sempre que possível, é recomendado utilizar o CNPJ do fundo em questão. Muitas vezes um mesmo fundo possui diversas variantes, como um fundo “pai” que ele compra as cotas para refletir seu resultado.

Assim, usar o CNPJ não deixa margens para erros.

Assim que o investidor encontra o fundo que deseja analisar, basta clicar sobre o nome das sugestões que aparecem. A tela seguinte mostrará um gráfico de desempenho da rentabilidade de fundo.

É possível escolher o período de 6 meses, 1 ou 2 anos, personalizar ou optar por todo o tempo de existência do fundo.

Logo abaixo aparecem a rentabilidade mês a mês do fundo. Dados como volatilidade, consistência e número de cotistas também são exibidos.

Para fazer a comparação com mais de um fundo, basta retornar ao topo da tela e digitar o nome ou CNPJ do outro fundo. O gráfico mostrará a curva de rentabilidade dos dois ao mesmo tempo e será possível comparar os dois.

Veja o resultado de nossas simulações

Pedimos ao assessor e sócio da EQI Investimentos Eduardo Salzo para realizar comparações entre alguns fundos selecionados por estratégia. Veja os resultados de rentabilidade.

Renda variável long only

Os fundos long only são aqueles apenas “comprados”, ou seja, sempre apostam na valorização das ações nas quais investem. Veja o desempenho dos escolhidos por Salzo:

Gráfico com simulação

 

Renda variável long biased

Já os fundos long biased podem ter posições “compradas” ou “vendidas”, ou seja, que apostam na queda do ativo. Mas têm, primordialmente, um “viés comprado”. Veja quais Salzo selecionou e a comparação:

Gráfico com simulação

Multimercado macro

Por fim, confira a seleção e comparação de fundos de investimento multimercado macro, ou seja, focados em ativos variados, de ação a câmbio, com estratégia de análise de cenários e indicadores macroeconômicos.

Gráfico com simulação

Quer conhecer mais sobre a ferramenta Comparador de Fundos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!

newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias