O BTG Pactual (BPAC11) divulgou um relatório apresentando o cenário por trás das commodities do mês de outubro e as perspectivas do setor para as próximas semanas e meses.
O documento assinado pelo analista Leonardo Paiva faz uma leitura da política monetária dos EUA. Após o CPI de setembro (sigla em inglês para Índice de Preços ao Consumidor), que apresentou alta de 0,4% (um pouco acima da expectativa do mercado), o BTG entende que o Federal Reserve (Fed) deve elevar a taxa de juros em 75 bps no mês de novembro. Este cenário é negativo para as commodities mais cíclicas, como petróleo, gás natural e mineração.

- Aprenda a investir com os melhores! Participe da sétima edição da Money Week
“Além da alta relevante de juros, o comitê deve ressaltar a estratégia “higher for longer”, ou seja, manter os juros em níveis restritivos por mais tempo com o intuito de retirar a precificação de cortes de juros para o próximo ano e, por consequência, alimentar a perspectiva de acelerado processo de destruição de demanda por bens com algum caráter discricionário, como petróleo e soft commodities, por exemplo”, explica Paiva.
Já na China, o ambiente é de espera, com o Congresso do CCP (Congresso do Partido Comunista). Dependendo da dinâmica do evento, ele pode influenciar o cenário das commodities metálicas.
Não obstante, o relatório tranquiliza os investidores ao dizer que os vetores negativos para o país asiático já estão consolidados e mapeados. Com isso, há um “espaço para surpresas positivas da atividade ao longo do trimestre e, principalmente, um tom mais construtivo para crescimento após a finalização do Congresso neste mês, o que pode colaborar para preços melhores também em grãos”.

Relatório BTG Pactual sobre as commodities: os riscos da Guerra Ucrânia; EUA surpreende e Brasil com margem para crescer
A manutenção do conflito militar entre Rússia e Ucrânia ainda é preocupante, principalmente com o risco da paralisação do escoamento de grãos no Mar Negro nos próximos meses.
Apesar disso, a safra nos EUA segue surpreendendo pela visão do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos). “Os números da soja já estão bastante abaixo do indicado pela ótica das consultorias que realizaram crop tour e o milho com produtividade relativamente elevada para a condição de lavouras oficialmente reportada pela entidade estadunidense”, afirma a analista do BTG.
No Brasil, com a expectativa do plantio no próximo ciclo que está em crescimento, uma vez que o ritmo para produção de soja e do milho de verão já estão a todo vapor. Apesar disso, a produção americana mais alta pode contribuir para a redução nos preços nos prazos mais longos.
Banco Central revela queda nos preços das commodities
O indicador de preços de commodities do BCB indica que as cotações das commodities caíram 1,4% em setembro, quarta queda seguida. Contudo, a desvalorização do real amenizou as perdas.
“Destaque para a reversão na tendência de queda nos preços do segmento Agropecuário e pela continuidade da queda de metálicas, que apresentou novamente variação negativa de grande magnitude devido à incerteza em relação ao quadro sanitário na China”, diz o relatório do BTG.
Em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia, exportações de milho são novamente destaque na balança brasileira.
A balança comercial foi superavitária em US$ 4 bilhões em setembro, mas abaixo do expectativa do BTG Pactual, que era de US$ 4,5 bilhões.
O grande destaque foi o crescimento das vendas de milho, que cresceram 138% em comparação com o mesmo período de 2021. Para explicar este fenômeno, Paiva cita o aumento da demanda pelo grão em função da Guerra na Ucrânia.
Entendemos que a lenta normalização do escoamento de grãos a partir da Ucrânia explica o aumento da procura pelo grão do Brasil. Os próximos meses devem seguir neste ritmo, principalmente com a deterioração do cenário do conflito nos últimos dias”, afirma o analista.
Outro produto que avançou foi a carne bovina, que subiu 9%. A China favoreceu este cenário com o aumento da procura do setor pecuário.
- Quer investir nas commodities? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.