Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Qual é a melhor ação para investir hoje? Veja as recomendações das casas de análises

Qual é a melhor ação para investir hoje? Veja as recomendações das casas de análises

Qual é a melhor ação para se investir hoje em um momento de muita volatilidade do Ibovespa? O principal índice da bolsa brasileira atravessa uma fase de intensa volatilidade em 2024, com oscilações que levaram o índice a afundar até 119,137 mil pontos e, posteriormente, a bater picos de 137,343 mil. 

Neste momento, o índice opera na casa dos 130 mil pontos, mas mantém uma trajetória de oscilação, o que pode ser uma oportunidade para investidores buscarem posições em grandes companhias. 

Entre as recomendações, Itaú Unibanco ($ITUB4) e Petrobras ($PETR4) destacam-se como as ações mais sugeridas por analistas, segundo um levantamento com 12 carteiras recomendadas, incluindo instituições como: 

  • EQI Research,
  • BTG Pactual ($BPAC11), 
  • Empiricus, 
  • Nova Futura, 
  • Genial, 
  • Pagbank, 
  • BB Fundamentalista, 
  • Mycap Valor, 
  • Itaú top 5, 
  • Planner, 
  • Santander e 
  • Andbank

A melhor ação para se investir hoje: por que investir no Itaú?

Entre as carteiras analisadas, o Itaú Unibanco se destaca, sendo mencionado oito vezes como recomendação por diferentes casas de análise. 

Analistas do BTG Pactual ressaltam o bom desempenho do banco no segmento de varejo, especialmente no setor de baixa renda, onde a instituição vem se adaptando rapidamente às mudanças do mercado. 

De acordo com a avaliação do BTG, “o Itaú faz um ótimo trabalho aceitando e adaptando-se às mudanças”, o que pode permitir ao banco um “ROE sustentável para ampliar a lacuna comparado aos pares.

Na Carteira Recomendada de Dividendos da EQI Research, o Itaú tem o maior peso proporcional entre os ativos, ao lado da Petrobras. 

Felipe Reis, analista da EQI, destacou a distribuição consistente de dividendos mensais da instituição, considerando o Itaú como um “porto seguro” para investidores.

Soube navegar águas turbulentas recentemente. Olhando adiante, terá um 2024 com expansão razoável de lucros. Estimamos retorno de dividendos de 7,9% nos próximos 12 meses, o que, aliado à previsibilidade/segurança que temos sobre o negócio, o transforma em presença quase obrigatória em nossa seleção de dividendo”, afirmou.

O Itaú também ocupa posição de destaque na Carteira Recomendada de Ações da EQI Research, com um peso de 10% no portfólio. Para ter acesso ao conteúdo completo da carteira de ações e investir com a análise dos especialistas da EQI Research, clique aqui. 

Segundo Reis, o Itaú foi a única ação da carteira a apresentar desempenho positivo em outubro. 

Continuamos bastante positivos com Banco do Brasil ($BBAS3) e Itaú, ambos com rentabilidade excelente, inadimplência controlada, bem capitalizados e com crescimento de carteira de crédito este ano. Também esperamos que BB e Itaú continuem a pagar bons dividendos ao longo do ano. Esperamos que haja expansão de múltiplos justos para as duas ações”, acrescentou. 

Até o momento, em 2024, o Itaú já acumula uma valorização acima de 6% e retomou um movimento de alta após uma série de quedas no início do ano, consolidando-se como uma escolha de destaque entre os investidores.

gráfico das ações do Itaú
Google Finance

E a Petrobras? Ainda vale a pena investir?

Logo após o Itaú, a Petrobras é a segunda ação mais recomendada, mencionada em sete das carteiras analisadas. De acordo com o Santander ($SANB11) , a estatal permanece robusta no setor de energia devido à alta qualidade dos ativos no pré-sal, que sustentam a capacidade de produção e exploração da companhia, mesmo diante das incertezas. 

Acreditamos que as capacidades de produção e exploração da empresa, lideradas por seus ativos de alta qualidade do pré-sal, permanecerão em vigor, apesar das incertezas no Conselho Administrativo”, citou o Santander. 

A EQI Research também inclui a Petrobras em sua Carteira Recomendada de Dividendos, destacando que, mesmo diante de ruídos políticos, a estatal continua a oferecer retornos atrativos para investidores. 

Reis enfatiza a resiliência financeira da empresa e sua capacidade de geração de caixa.

“Continuamos a ter aqui geração de caixa operacional firme, preços de petróleo ainda atraentes e investimentos contidos. Estimamos retorno com dividendos entre 15% e 20% nos próximos doze meses. Como costumamos dizer, os investidores serão bem remunerados para tolerar desaforos políticos no futuro visível, portanto, PETR4 continua com lugar de destaque nesta carteira”, concluiu. 

A Petrobras também está na Carteira Recomendada de Ações da EQI Research. Ainda que Reis não tenha feito comentários específicos sobre a Petrobras, ele analisou o setor petrolífero. 

O petróleo é nossa commodity favorita por duas razões: limitado incremento de oferta global, haja vista os cenários de transição energética antevendo uma queda de demanda mais drástica e mais cedo do que cremos ser factível e geopolítica global, com várias guerras regionais potencialmente escalando para conflitos mais amplos e envolvendo importantes regiões produtoras e/ou rotas de escoamento de óleo. Localmente, vemos Petrobras com resultados fortes e contínua geração de caixa operacional”, explicou. 

Conheça mais 8 ações promissoras

Além de Petrobras e Itaú, a EQI Research analisou e selecionou outras 8 ações que vale a pena você ter hoje em carteira. Clique aqui e saiba quais são elas.

Você leu sobre a melhor ação. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!