A Petrobras (PETR4) deve eleger seu novo conselho de administração em assembleia geral ordinária agendada para acontecer dia 27 de abril de 2023.
De acordo com documento encaminhado ao mercado, a petroleira destacou que são oito executivos que poderão integrar a empresa.
Vale destacar que, atualmente, o conselho é formado por 11 integrantes, e a assembleia marcará a oficialização dos indicados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na estatal e aumentará o controle do presidente sobre a empresa.
A estatal ressalta, também, que serão aprovados ainda cinco integrantes do Conselho Fiscal, que inclui um representante dos acionistas minoritários de ações ordinárias e um dos acionistas preferencialistas.
O governo indicará oito nomes para seis vagas, já que duas são dos acionistas minoritários, e as indicações a mais do governo, são para se precaver de contestações pelas exigências da Lei das Estatais, que dificulta a indicação de nomes que já ocupam cargos na administração federal.
Políticos também são vetados, mas estão liberados por enquanto por uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. Além da eleição, a assembleia discutirá o aumento de 43,88% para a remuneração da diretoria executiva da empresa, aprovado pelo Conselho de Administração.

Petrobras (PETR4): GasLub
Mais cedo a companhia informou que assinou contrato com a Toyo Setal Empreendimentos para conclusão das obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo GasLub de Itaboraí, paralisadas desde junho de 2022.
De acordo com a petroleira, com a retomada das obras a previsão do início das operações de processamento de gás no polo está mantida para ocorrer em 2024, em conformidade com o atual plano estratégico da companhia.
No documento, elenca que o chamado Projeto Integrado Rota 3, do qual faz parte a UPGN, é estratégico para a Petrobras e para o país, viabilizando o escoamento e processamento de até 21 milhões de metros cúbicos de gás natural produzido na Bacia de Santos.
Bolsa
Por volta das 14h11 desta sexta-feira a ação PETR3 subia 0,90%, cotada em R$ 25,89, enquanto a PETR4 subia 1,36%, cotada em R$ 23,10.
- Saiba mais sobre a Petrobras (PETR4) e invista com assertividade.