A bolsa de valores brasileira B3 ($B3SA3) lançou o IDIVERSA B3, o primeiro índice de diversidade latino-americano a combinar critérios de gênero e raça para selecionar as empresas listadas que farão parte da carteira.
O índice é focado em companhias que se destacam em diversidade, além de promover maior representatividade de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras e indígenas, no mercado. Um total de 75 companhias foram agrupadas e formam a carteira teórica.
Segundo Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3, o índice tem uma metodologia “inédita” que combina gênero e raça. “Os investidores terão mais uma alternativa para formar suas carteiras e aplicar recursos em companhias que se diferenciam em um critério ligado à agenda ESG”, afirmou em comunicado.
Além do IDIVERSA, décimo indicador ESG da bolsa, a B3 já lançou o ISE, de sustentabilidade empresarial, o IGPTW B3, das melhores empresas para trabalhar, entre outros.
- Leia mais: Produtos de juros negociados na B3 (B3SA3) batem recordes em 2023
- Veja também: B3 inicia negociação de renda fixa em nuvem com plataforma Trademate
Composição do IDIVERSA B3, índice de diversidade da B3
Para chegar à composição da carteira, foram utilizados dados públicos do Formulário de Referência (FRe), um requisito anual para empresas de capital aberto. Em 2023, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) passou a exigir a apresentação do número de funcionários e integrantes dos órgãos de administração e conselhos das companhias agrupados por gênero e raça.
Com isso, a B3 calcula uma nota para cada companhia, o “Score Diversidade”, levando em conta seu setor de atividade. O resultado somado a critérios de liquidez define a seleção das empresas que compõem o índice de diversidade.
As informações também são confrontadas com outras empresas do mesmo setor, além de dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os 10 ativos com os maiores pesos na composição da carteira são:
- Banco do Brasil (BBSA3): 4,4259%
- Hypera Pharma (HYPE3): 3,4060%
- RaiaDrogasil (RADL3): 3,3705%
- Sabesp (SBSP3): 3,1427%
- Renner (LREN3): 3,0945%
- Petrobras (PETR4): 3,0093%
- Equatorial Energia (EQTL3): 2,9405
- Petrobras (PETR3): 2,9203%
- Assaí (ASAI3): 2,8574%
- Localiza (RENT3): 2,7656%
Nos meses de agosto e setembro, a carteira do IDIVERSA é composta pelos seguintes setores e suas respectivas participações:
- Bens Industriais: 2,3%
- Utilidade Pública: 19,2%
- Saúde: 9,9%
- Tecnologia da Informação: 3,7%
- Materiais Básicos: 3,1%
- Comunicações: 2,1%
- Financeiro: 29,6%
- Consumo Cíclico: 13,1%
- Petróleo, Gás e Biocombustíveis: 10,8%
- Consumo não Cíclico: 6,3%
Para fazer parte do índice de diversidade da B3 é preciso ter ao menos um membro dos grupos sub-representados no conselho de administração e um membro na diretoria estatutária.