Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
B3 inicia negociação de renda fixa em nuvem com plataforma Trademate

B3 inicia negociação de renda fixa em nuvem com plataforma Trademate

A B3 ($B3SA3) informou que passa a negociar títulos públicos federais no mercado secundário por meio da nova plataforma Trademate a partir desta segunda-feira (31). O sistema para a negociação eletrônica de ativos de renda fixa é desenvolvido totalmente em nuvem e substituirá a plataforma de negociação Trader.

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES

Os primeiros produtos negociados no Trademate são os títulos públicos federais indexados NTNB, LFT e NTNC; títulos públicos pré-fixados LTN e NTNF; e operações casadas. Os demais produtos serão inseridos em fases até o primeiro semestre de 2024.

Na segunda etapa, serão migrados os seguintes produtos: Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), Cotas de Fundos Fechados (CFF), Debêntures e Crédito de Descarbonização (CBIO). 

As Notas Comerciais (NC), Letras Financeiras (NF) e demais valores mobiliários de emissão pública serão incluídos na plataforma em fases suplementares.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, todas as etapas que acontecem no mercado secundário de renda fixa, desde a negociação até a liquidação, ainda utilizam trocas de arquivos entre os participantes para efetivação das operações, o que acaba impactando o número de negociações ao longo do dia. A nova plataforma entregará essas funcionalidades automatizadas e integradas com a depositária da B3, o que permitirá aumentar o tempo e, consequentemente, o volume de negociação.

O Head de Produtos de renda fixa da B3, Afonso Rossatto, comunicou em nota, que este será “um ambiente único para a negociação de ativos de renda fixa, totalmente integrado com os mercados de derivativos e de pós-negociação”. 

Vamos entregar um sistema completo, com maior disponibilidade, acesso simplificado, transparência e com processos de negociação mais rápidos” disse.

A migração da plataforma de negociação de renda fixa para a nuvem faz parte do projeto de modernização das plataformas da B3 que a companhia tem trabalhado desde o ano passado, quando anunciou parceria com a Microsoft e a Oracle.

Checklist de fiis: tenha os melhores fundos em sua carteira

Conheça a plataforma Trademate, para negociação de renda fixa

Segundo a B3, algumas das vantagens da plataforma são:

  • Infraestrutura desenvolvida em nuvem, com alta disponibilidade e processos simplificados como mensageria FIX (protocolo de comunicação adotado no padrão internacional); 
  • Integração com os sistemas de pós-negociação da B3 e de terceiros;
  • Conectividade com outros sistemas de negociação eletrônica da B3, facilitando a implementação de estratégias de negociação aos clientes;
  • Processamento de altos volumes de mensagens usando uma infraestrutura mínima, trazendo menor latência e produtividade às operações;
  • Envio em tempo real de informações de ofertas do mercado disponíveis na plataforma da B3 (Market Data) garantindo maior tempestividade das informações;
  • Consolidação dos negócios numa plataforma única e integração com a Calculadora de Renda Fixa da B3, o que trará maior transparência e atualização para os preços de referência dos ativos negociados;
  • Interface amigável e personalizável, favorecendo a fluidez da interação dos usuários com a plataforma;
  • Ambiente preparado para negociar futuramente novos ativos, inclusive títulos estrangeiros e derivativos de juros.

Viviane Basso, vice-presidente de Operações da B3, comunicou que a companhia tem trabalhado para antecipar demandas do mercado e modernizar suas plataformas, com o uso da tecnologia em nuvem. 

Com esse lançamento, buscamos trazer o que há de mais moderno no quesito tecnológico”, afirmou, sobre a plataforma para negociação de renda fixa em nuvem.

AGENDA DE DIVIDENDOS: TENHA UM ANO INTEIRO DE RENDA PASSIVA