A EQI Research lançou a carteira recomendada de ações para o mês de abril, tendo ajustes estratégicos no portfólio, com destaque para a entrada de duas novas ações que carregam boas histórias e ótimos fundamentos. Entram: Grupo Mateus ($GMAT3) e Allos ($ALOS3); e saem Banco do Brasil ($BBAS3) e Sabesp ($SBSP3). Além disso, houve ainda redução de peso em Petrobras ($PETR4) e aumento em Eletrobras ($ELET3).
O analista Felipe Paletta, responsável pela montagem da carteira, avaliou que os ruídos políticos internos, mas principalmente externos, devem guiar o humor dos investidores para este mês. De acordo com ele, o bom desempenho da Bolsa brasileira em 2025 se deve, principalmente, à rotação global dos investidores para países emergentes, em meio à guerra tarifária provocada por Donald Trump, que segue elevando os índices de incerteza.
“Como o mercado não sabe lidar com incertezas, o preço volta a ser a referência primária. Compra-se o mais barato, que ficou para trás na janela recentes. Notadamente, Brasil e China”, comentou Paletta, em seu relatório.

Carteira recomendada de ações: inflação é o tema mais importante do ano
No cenário econômico, a inflação passou a ser o tema mais importante do ano. Grande parte da dinâmica e magnitude dos movimentos de queda de juros passam por uma estabilidade dos preços, globais e domésticos.
Por aqui, o cenário eleitoral de 2026 ainda não vem fazendo preço de maneira estrutural. O relatório aponta que essa dinâmica deva se intensificar a partir do segundo semestre, principalmente a partir do começo do ano que vem.
Leia também:
“Diante disso, ainda mantemos uma carteira relativamente conservadora, mas, aos poucos, quero adicionar maior exposição a empresas cíclicas domésticas, que possam se aproveitar de uma redução dos juros futuros – em algum momento nos próximos trimestres”, avaliou o analista, no relatório.
Você leu sobre carteira recomendada de ações. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!