Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Fundos Imobiliários
Notícias
Confira 13 FIIs para investir em abril

Confira 13 FIIs para investir em abril

A EQI Research divulgou sua carteira recomendada de FIIs para abril. Após 20 meses e um retorno acumulado de 17,5%, a analista de Fundos Imobiliários e Head da casa de análise, Carol Borges, realiza uma troca tática na carteira: MANA11 passará a compor a alocação no lugar de BCIA11.

De acordo com o relatório, com a entrada de MANA11, a ideia é buscar reduzir a volatilidade da carteira, mantendo o potencial de valorização e retorno atrativo com risco de crédito moderado. Como complemento a essa movimentação, a exposição a KNSC11 foi reduzida de 7,5% para 5%.

“Embora o fundo continue apresentando uma carteira de crédito sólida e retornos consistentes, o atual nível de preço já não oferece um desconto relevante, o que reduz sua margem de segurança”, diz parte do relatório.

Carteira recomendada de FIIs: destaques do mês

Um dos destaques recentes do fundo é o investimento em um projeto residencial de alto padrão em Florianópolis, que representa 3,1% do patrimônio. A estrutura da operação garante que o MANA11 seja remunerado antes do empreendedor (preferencialista), com rentabilidade-alvo de 21% ao ano. Isso significa que o incorporador só terá participação nos lucros após o fundo atingir esse retorno, o que reduz significativamente o risco da operação para o cotista.

No preço atual de mercado, o fundo é negociado com um deságio de 7% em relação ao valor patrimonial. Com isso, a carteira proporciona uma remuneração equivalente a CDI + 7,9% a.a. (48% da carteira) e IPCA + 11,4% a.a. (52% da carteira), reforçando seu atrativo em termos de risco e retorno.

Publicidade
Publicidade

Cenário econômico

O IFIX avançou 6,14% em março, mantendo o ritmo positivo após a alta de 3,34% registrada em fevereiro. Muitos fundos imobiliários mostraram uma recuperação expressiva em seus valores de mercado, com diversos registrando ganhos de dois dígitos no acumulado do mês, diz trecho do relatório.

No cenário macroeconômico, o Comitê de Política Econômica (Copom) elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 14,25%, e já sinalizou uma nova alta — de menor intensidade — para a próxima reunião, em maio. As expectativas de juros, refletidas nas curvas futuras, continuam apontando para níveis entre 14% e 15%, mesmo nos vencimentos mais longos, como os de 2029 e 2031.

“Ou seja, o mercado ainda não projeta alívio significativo na política monetária pelos próximos sete anos. Paralelamente, os títulos do Tesouro seguem oferecendo taxas reais, acima da inflação, próximas de 7,5%”, diz outro trecho do relatório.

No campo inflacionário, a pressão persiste. Apesar de o IPCA-15 de março ter vindo abaixo das expectativas, os dados continuam elevados e distantes da meta do Banco Central. Também não houve avanços relevantes no andamento da trajetória da dívida pública, o que contribui para um ambiente que não é favorável para os ativos de risco, como os FIIs.

Você leu sobre carteira recomendada de FIIs. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!