Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Renda Fixa
Notícias
Veja os melhores investimentos em renda fixa para abril

Veja os melhores investimentos em renda fixa para abril

A EQI Research divulgou nesta terça-feira (1) a carteira recomendada de renda fixa para o mês de abril. Para este mês, João Neves, analista da casa de análise, informou que está promovendo um leve ajuste nas carteiras recomendadas, após ter aumentado a exposição em títulos prefixados em detrimento dos papéis atrelados ao IPCA –índice oficial de inflação.

“Agora, começamos a reduzir essa posição em títulos prefixados, uma vez que a relação risco-retorno já não se mostra tão atrativa. O fechamento significativo da curva de inflação implícita nos últimos meses, somado a uma percepção crescente de risco inflacionário no curto e médio prazo, motivou essa reavaliação”, explica ele, no relatório.

Para este mês, foi feito um ajuste na carteira, mantendo, ainda, uma preferência por títulos prefixados em relação aos atrelados ao IPCA. No entanto, com o fechamento da curva de inflação implícita, observa-se uma piora na relação risco-retorno, o que leva a recomendar uma redução na exposição aos prefixados e um aumento na alocação em títulos IPCA+.

Carteira de renda fixa: redução em prefixados

Com relação ao segmento de títulos prefixados, optou-se por reduzir marginalmente a exposição em títulos de médio prazo, refletindo esse reposicionamento tático.

“Entendemos que esses papéis apresentam maior sensibilidade ao risco inflacionário quando comparados aos títulos de curto prazo. Ainda assim, seguimos com uma visão construtiva para os prefixados, especialmente nos vértices mais curtos da curva”, diz trecho do relatório.

Para os papéis atrelados ao IPCA, foi ampliada a exposição em títulos de curto prazo, que oferecem proteção contra uma eventual alta da inflação no horizonte mais imediato e apresentam menor risco de marcação a mercado — combinação que é considerada a mais adequada para o momento atual.

“Por fim, mantemos uma posição relevante em pós-fixados, que contribuem para a redução do risco e da volatilidade da carteira”, diz outro trecho do documento.

Cenário econômico

O relatório aponta que foi mantido o cenário base para o mercado internacional, com expectativa de cortes de juros graduais. As atenções permanecem voltadas para os impactos das medidas anunciadas pelo governo de Donald Trump e seus efeitos potenciais sobre a economia e a inflação nos próximos trimestres. Essas incertezas têm levado à revisão das expectativas do mercado, que agora projeta três cortes de juros dos EUA ainda em 2025.

No mercado doméstico, o cenário base foi ajustado à luz do tom mais duro observado na ata do Comitê de Política Monetária (Copom). “Agora estimamos que a taxa terminal do ciclo de alta da Selic será de 15,25%. Continuamos esperando que esse patamar seja mantido por um período mais prolongado, com o objetivo de reancorar as expectativas de inflação”, aponta trecho do relatório.

Você leu sobre carteira de renda fixa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!