O lançamento do chatbot Bard, do Google (GOOGL; $GOOGL34), no Brasil e na União Europeia acontece nesta quinta-feira (13). E marca mais um episódio da disputa com o ChatGPT, da empresa OpenAI, pela liderança mundial em inteligência artificial.
Há três meses, o Bard já estava disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Em uma publicação, Jack Krawczyk, diretor sênior de produtos do Google, afirmou: “A partir de hoje, você pode usar o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol”.
Segundo Krawczyk, os usuários têm a opção de alterar o tom e o estilo das respostas do Bard, seja para respostas simples, longas, curtas, profissionais ou casuais. Além disso, eles podem fixar ou renomear conversas, exportar código para diferentes locais e usar imagens.
A ferramenta utiliza informações da internet para fornecer respostas novas e de alta qualidade.
Para usar o Bard, basta acessar bard.google.com e pedir para ele realizar uma tarefa.

A empresa enfatizou que o Bard pode ser utilizado como uma saída para a criatividade e uma plataforma para a curiosidade. Por exemplo, ele pode ajudar a explicar descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos ou fornecer informações sobre os melhores atacantes de futebol no momento.
A diferença entre Bard e ChatGPT é que o primeiro está conectado à internet em tempo real. Seus dados são atualizados rapidamente. Já o ChatGPT dispõe de dados somente até meados de 2021.
Mas para não ficar atrás das inovações do Bard, a Microsoft anunciou que os usuários que acessam o ChatGPT por meio do Bing, o serviço de busca da empresa, também terão acesso a dados atualizados.
BAIXE, GRATUITAMENTE, O LIVRO DIGITAL INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS
xAI: a IA de Elon Musk
Elon Musk anunciou na quarta-feira (12) o lançamento de outra empresa, a xAI, startup de inteligência artificial, também criada para concorrer com Bard e ChatGPT — empresa que, inclusive, Musk também ajudou a fundar.
GARANTA SEU LUGAR NA MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES