A Americanas (AMER3) divulgou fato relevante ao mercado nesta quinta-feira (25), informando que o Instituto Ibero-Americano da Empresa entrou com um pedido de arbitragem contra a empresa e seus principais acionistas: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira.
O pedido de arbitragem foi formalizado na Câmara de Arbitragem do Mercado da B3 e visa processar a empresa e o trio por supostas violações de deveres fiduciários, bem como por prejuízos relacionados ao preço das ações da companhia.
Além disso, a entidade busca uma compensação para os acionistas da Lojas Americanas SA pelos alegados danos decorrentes da fusão entre Lasa e B2W. Adicionalmente, solicita que os acionistas de referência indenizem a Americanas por supostos danos resultantes de irregularidades contábeis.
O Instituto Ibero-Americano da Empresa já esteve envolvido em casos semelhantes com empresas como Oi, Natura, CVC e IRB, nos quais busca obter compensação pelos prejuízos sofridos pelos acionistas minoritários, conforme informações fornecidas pela própria entidade.
- Leia também: Americanas convoca assembleia para deliberar agrupamento de ações e aumento de capital
- CVM aceita acordo com diretora da Americanas, mas rejeita de Rial e Guerra
Você leu sobre o processo de arbitragem da Americanas. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!