Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Renda Fixa
Notícias
Tesouro Renda+: nova forma de investir no Tesouro Direto a partir de hoje  

Tesouro Renda+: nova forma de investir no Tesouro Direto a partir de hoje  

Os investimentos em renda renda fixa começam o ano em alta diante do cenário macroeconômico nacional, com a Selic sem previsão de queda no curto prazo, e o Tesouro Direto é uma das opções mais procuradas dentro desse cenário. Agora o Tesouro criou uma nova modalidade de investimento, o Tesouro Renda+, que tem o objetivo de oferecer uma renda complementar no momento da aposentadoria. 

O novo título, lançado no fim do ano passado com o nome oficial de NTN-B1, é também uma possibilidade para quem busca complementar sua carteira de investimentos e viver de renda. O início da venda dos títulos foi estabelecido pela B3 para esta segunda-feira (30), de acordo com ofício distribuído pela bolsa no dia 20 de janeiro.

O funcionamento é simples: o investidor faz a compra do título, a partir de um aporte inicial, e pode fazer um plano de investimentos periódicos – a ideia, segundo o Tesouro, parte do princípio de que os investidores consultados acreditam que é mais fácil pensar em aportes mensais. Esse período é chamado de “período de acumulação”.

O comprador estabelece um prazo para encerrar o investimento – hoje, esse período mínimo de resgate é em 2030. A partir desse prazo, o investidor recebe o saldo proporcional em até 240 parcelas mensais, ou seja, ao longo de 20 anos, com correção pela inflação para evitar a perda do poder de compra. Esse é o “período de conversão”.

Quem carregar o título até o vencimento ainda fica livre da cobrança da Taxa de Custódia da B3. É possível começar a investir no Tesouro Renda+ com aproximadamente R$ 30.

  • Baixe agora mesmo o e-book “Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa”. 

Razões para complementar a aposentadoria

Ao apresentar o novo produto, o Tesouro Nacional explica que desenvolveu o produto a partir de uma série de dados obtidos em pesquisa:

  • Há consenso entre os investidores de que poupar para o longo prazo é essencial;
  • O bem-estar familiar é a principal motivação para o planejamento previdenciário;
  • Grande parte dos entrevistados acredita que vai precisar de uma renda igual ou superior do que a atua para cobrir os gastos durante a aposentadoria;
  • A maior parte acha mais fácil poupar mensalmente.

Segundo o Tesouro Nacional, o produto pretende:

  • ampliar a proteção e segurança financeira do investidor no momento da aposentadoria com previsibilidade dos valores a receber no futuro ao longo do período de acumulação;
  • fortalecer a educação financeira, permitindo que os investidores se tornem responsáveis por sua renda futura. Além disso, podem diversificar seu planejamento com outros investimentos de longo prazo.

Mesmo com a ideia do resgate parcelado em longo prazo, o título guarda outras características dos investimentos de renda fixa, como a liquidez: a partir de 60 dias da compra, o investidor pode fazer a venda dos títulos pelo valor de mercado.

Quer investir com assertividade e compreender a hora certa de fazer sua aplicação no Tesouro Renda+? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. .