O Safra estima que o Ibovespa alcance os 130 mil pontos ao final de 2023. A afirmação do banco de investimentos, repassada em relatório ao mercado, mostra otimismo em relação ao mercado de capitais que, até então, tem andado meio de lado.
Caso se confirme, indica uma valorização de 18,8% ante os níveis atuais e, além disso, a estimativa leva em conta um cenário de crescimento moderado para a economia doméstica, que incorpora uma alta de 1,0% para o PIB com a desaceleração da inflação para 5,2%, o que deve abrir espaço para o início dos cortes na taxa de juros em meados de 2023.
Porém, o banco é realista em alguns pontos, dentre os quais a questão do novo governo. Isso porque há perspectiva de maiores gastos nos próximos anos e isto se apresenta como um desafio à classe política, mas também aos investidores.
Conforme o Safra, trata-se de um desafio para o equilíbrio fiscal e poderia ser um risco para o início do corte de juros.
Outro ponto de inflexão diz respeito às commodities, com o banco lembrando que os preços destas estão em um patamar elevado. Além disso, o fraco desempenho das ações de empresas brasileiras (especialmente os nomes de crescimento e/ou ligados a economia doméstica), levaram as ações brasileiras para um nível de valuation bastante atrativo.
Selic
Em relação à Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, houve uma revisão da projeção por parte da EQI Asset.
Se antes havia uma expectativa na casa dos 10,25%, agora, a gestora projeta em 10,50%.
Para 2022, segue a projeção de Selic a 13,75%. Mas, na visão da asset, o ritmo de redução na projeção da taxa tende a desacelerar um pouco.
“A gente continua com cenário diferente da curva de juros. Seguimos esperando queda na Selic para 2023. Mas fizemos uma pequena alteração, devido à expectativa de inflação maior para o ano que vem, de 4,8% para 5,2%. Então, nossa projeção da Selic foi de 10,25% para 10,50%”, explica Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.
“A gente continua esperando corte de juros a partir de junho de 2023, com mudança só na velocidade em que a Selic cai. O cenário aumentou a incerteza, por conta das propostas fiscais que vem surgindo, mas a gente entende que, ao longo da tramitação, o valor da PEC da Transição deve ser até menor do que os R$ 150 bilhões cogitados hoje”, complementa.
Vale lembrar que o alerta do risco fiscal começou com a propostas de emenda para abrigar o Bolsa Família fora do teto de gastos por quatro anos, a R$ 200 bilhões anuais, propostas que deve ser modificada no Congresso – a votação é aguardada para esta quarta (7).
Carteira de ações da EQI Research
Uma carteira mais conservadora e defensiva, incluindo algumas ações com exposição cambial, foi a escolha da EQI Research para o mês de dezembro.
Entraram este mês na carteira Vale (VALE3), Porto Seguro (PSSA3), Vibra Energia (VBBR3) e Eletrobras (ELET3).
Seguem na carteira recomendada de ações de dezembro Itaú Unibanco (ITUB4), Prio (PRIO3), Tupy (TUPY3), Lojas Renner (LREN3), Assaí (ASAI3) e Sabesp (SBSP3).
E saem, na comparação com a carteira recomendada de ações de novembro, B3 (B3SA3), SLC Agrícola (SLCE3), Aliansce Sonae (ALSO3) e Simpar (SIMH3).
- Quer saber mais sobre o Ibovespa e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!