Os contribuintes podem consultar a restituição do Imposto de Renda 2022 (IRPF-2022) a partir do dia 24 de maio.
Para consultar a análise da declaração do IR-2022, o contribuinte deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, o e-CAC.
O primeiro passo é clicar na aba “meu imposto de renda”, que fica do lado esquerdo do site.
Em seguida, vai aparecer o menu “processamento”. É só clicar em extrato do “processamento” e verificar a situação.
No entanto, se aparecer “em processamento”, a RF recomenda acessar o site depois de algumas semanas.
Caso apareça “com pendências”, o contribuinte deverá verificar o que falta para ser encaminhado e refazer o processo.
Mas, se o sistema mostrar “na fila de restituição”, ele precisa apenas aguardar a liberação dos lotes para receber o pagamento.
- Leia também: Como declarar criptomoedas no imposto de renda 2022?
Declarações devem ser enviadas até dia 31
As declarações podem ser enviadas até o dia 31 de maio, porém, quem já efetuou o envio poderá receber a restituição no primeiro lote, no fim deste mês.
Como em todos os anos, a Receita Federal (RF) faz o pagamento da restituição de acordo com a data que o contribuinte encaminha sua declaração.
Por isso, nesse primeiro lote, as pessoas que entregaram as declarações em março serão as primeiras a receber o reembolso. Exceto idosos, professores e pessoas com doenças graves ou deficiência, que independente da data de envio possuem prioridade na restituição.
De acordo com o calendário, os pagamentos serão divididos em cinco lotes, e a consulta para confirmar o recebimento pode ser feita uma semana antes das datas abaixo:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3° lote: 29 de julho
- 4° lote: 31 de agosto
- 5° lote: 30 de setembro
Para verificar se o pagamento será no primeiro ou nos demais lotes, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, informar CPF e a data de nascimento.
É valido lembrar que caso ele tenha enviado a declaração em abril, mas precisou fazer retificação, a RF vai considerar o envio da retificação. Ou seja, a restituição não será no primeiro lote.
Atenção!
É importante destacar que se o contribuinte estiver com pendência no status e não enviar a retificação até o dia 31 de maio poderá cair na malha fiscal, também conhecida como “malha fina”.
Além disso, é necessário que aqueles com rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2021 enviem a declaração até o fim deste mês. Caso contrário, terão que pagar multa, que vai do mínimo de R$ 165,74 até 20% do imposto a ser pago pelo contribuinte. Se não declararem a renda nem pagarem a multa, eles poderão ter o CPF cancelado.