Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Renda Variável
Artigos
Escolhendo a sua primeira estratégia com opções de ações: saiba como fazer

Escolhendo a sua primeira estratégia com opções de ações: saiba como fazer

Depois de explorar os conceitos básicos e as características principais das opções de ações, vamos finalmente para a etapa mais esperada: a das estratégias iniciais com opções de ações e quando colocá-las em prática.

Inicialmente, vou apresentar estratégias mais simples, para que você possa assimilar todos aqueles conceitos na prática e se sentir confortável com a sua estratégia. Então, vamos lá!

Estratégias com opções de ações: defina o seu objetivo

O primeiro passo é entender a sua intenção com esse investimento e a partir disso escolher uma estratégia. Vou te apresentar dois objetivos principais ao utilizar derivativos na carteira.

  • Proteção – Você pode usar estratégias com o intuito de proteger os seus ativos das variações de preços.
  • Especulação – Se você acredita que um ativo vai seguir um direcionamento de preço bem definido, pode executar estratégias de especulação para buscar lucrar com esse movimento.

Com o objetivo definido, escolha a sua estratégia.

Estratégia de Proteção Total

A estratégia mais simples pode ser exatamente o que você precisa para proteger a sua posição.

Compra de put (opção de venda) é semelhante a contratação de um seguro, em que você vai pagar um prêmio para ter o direito garantido de vender a sua posição por um valor determinado em uma data futura.

Você pode escolher uma opção com preço de exercício acima do seu preço de compra, isso vai te assegurar o preço de venda, caso no futuro ele esteja sendo negociado em patamares mais baixos. Se estiver negociando acima do seu direito, você não tem a obrigação de exercer e pode sair da posição pelo valor de mercado.

Estratégia de Proteção Parcial

O financiamento com opções é uma tática onde você combina a venda de uma call (opção de compra) com a compra da própria ação.

A opção vendida deve ter o preço de exercício levemente acima da cotação atual e o valor extra recebido pode financiar parte da compra da ação, ou protegê-la de uma queda mais amena, já que a perda efetivamente só acontece se o mercado cair mais do que o prêmio recebido.

Essa estratégia ainda pode ser uma realizada para geração de fluxo de renda adicional, realizando venda de opções de forma recorrente ao longo do tempo para recebimento de taxa (valor do prêmio), administrando os preços de exercício e os vencimentos.

Estratégias de Especulação

Se em algum momento de mercado você acredita que o movimento de preços de um ativo pode seguir uma direção muito definida, é possível minimizar os riscos comprando opções, já que você pode se expor a mesma posição com um custo menor, assim se o movimento não acontecer, o seu prejuízo máximo vai ser o valor pago no prêmio da opção.

  • Cenário de Alta: compra de call (opção de compra) te garante o direito de comprar uma ação no futuro, por um preço já definido. Se você quer apostar na alta de um papel, você garante que o seu preço de compra vai ser no patamar atual na expectativa de vende-la mais cara no futuro, dentro do período de vencimento. Se o movimento de alta não acontecer, você só perde o valor pago pela opção.
  • Cenário de Baixa: Comprar uma put é o contrário. Se você deseja apostar na baixa de um papel, você garante o preço de venda no futuro, assim se o movimento confirmar, você compra o papel mais barato no mercado e usa seu direito para vende-lo peço preço garantido. Caso o movimento de baixa não aconteça, a sua perda máxima é o valor pago pela compra da put.

Continue a sua caminhada de conhecimento, comece com as operações mais simples, escolha empresas que você se sente confortável em operar e que tenha liquidez nas opções para evitar distorções de preços, utilize parcelas pequenas do seu capital para controlar os riscos.

À medida que você ganha confiança e compreensão sobre como as opções funcionam, pode explorar estratégias mais complexas e, com a prática e o aumento gradual de seu conhecimento, essas estratégias mais avançadas se tornarão ferramentas valiosas para diversificar seu portfólio e proteger seus investimentos.

O mundo dos derivativos é fascinante e pode atender a muitos outros objetivos como: arbitragem de preços, acessos a mercados mais complexos, gestão de fluxos de caixa e controle de exposição ao risco. Além disso, existem muitas estratégias praticadas no mercado para serem aproveitadas e oportunidades para criação de novas outras dependendo do objetivo do investidor.

Por Larissa Lima, analista da EQI Research

Você leu sobre estratégias com opções de ações. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!