Uma dúvida que de vez em quanto ocorre entre os investidores é com relação à renda fixa. Embora alguns títulos tenham vencimentos entre médio e longo prazo, é possível resgatar antes da data prevista? Esse foi o tema dos analistas Felipe Paletta e João Neves, que trataram do assunto ao responder perguntas de clientes.
De acordo com Neves, o título de renda fixa que é possível resgatar antes da data é o Tesouro Direto, sendo possível resgatar todos os dias. “Esses títulos, NTN-B, LFT, que são os pós-fixados; as NTNs, que são os pré-fixados, todos você consegue resgatar no momento, você só precisa vender o título”, disse o analista.
Isso ocorre porque o próprio governo garante a recompra e o investidor pode fazer a venda dos títulos do Tesouro Direto no site do próprio tesouro direto. Porém, Paletta lembra que é preciso tomar cuidado com a marcação a mercado.
Se o investidor adquiriu o título com uma taxa de 14% e essa taxa chegar a 15%, muito provavelmente o comprador terá enfrentado uma marcação a mercado negativa ou seja, vai estar valendo menos do que quando comprou.
Renda fixa: tesouro Selic é recomendado para reduzir riscos
Para evitar um risco de marcação a mercado, os analistas recomendam a compra do Tesouro Selic, que é aquele atrelado às variações da Taxa Selic.
“O Tesouro Selic é o que a gente recomenda para a própria reserva de emergência, como o ativo mais seguro, o melhor próximo de segurança. Você não tem volatilidade, ou seja, você sabe com precisão quanto você vai ter”, avaliou Paletta.
Quanto aos CDBs, a dinâmica é diferente. Alguns títulos é possível negociar no mercado secundário, ou seja, será necessário encontrar alguém. Vai será preciso encontrar uma contraparte ali que vai comprar o título.
“Depende muito de condição de mercado. Depende da taxa ali, vai variar naquele momento. E tem outros títulos que você às vezes nem consegue negociar no mercado secundário. Então vários CDBs são um exemplo disso”, explicou João Neves.
Para ajudar o investidor, os analistas explicam que na plataforma da corretora já vem marcada com a opção de liquidez diária ou liquidez diária depois de alguns. “Essa é a janela de referência para esse título. É o contrário do título público que você tem lá o governo garantindo a recompra diária. No CDB já não é tão claro assim”, completa Paletta.