A Petrobras (PETR3; PETR4) colocou à venda sua subsidiária integral argentina Petrobras Operaciones S.A. (POSA), conforme documento encaminhado ao mercado.
Conforme a petroleira, o movimento diz respeito à etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de 100% de sua participação acionária na referida empresa.
A POSA detém participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén, e essa operação está “alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”.
A Petrobras possui participação na POSA por meio de suas subsidiárias PIB BV (Petrobras International Braspetro B.V.), com 95%, e PVIE (Petrobras Valores Internacionais de España), com 5%.
“Junto com a POSA, no ativo de Rio Neuquén, também são sócios a YPF S.A (YPF), operadora do campo, com 33,3% de participação, e a Pampa Energia (Pampa), com 33,1%. A produção de Rio Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas. Em setembro de 2022, a produção da POSA foi de 1,52 MM m³/d de gás natural e 0,7 mil bpd de óleo, condensado e gasolina”, explicou.

Peso da Petrobras (PETR4) na B3
Um levantamento publicado pelo Valor Econômico informa que as operações com papéis ordinários da Vale (VALE3) e ações preferenciais da Petrobras (PETR4) representam um quarto do volume de negócios realizados no mercado acionário à vista da B3 no mês de outubro.
Conforme o jornal, é a primeira vez que os dois ativos com mais peso na bolsa somam 25% dos negócios desde 2014, quando representaram 25,16% e, mesmo com a desaceleração da economia global e o crescente temor de recessão, que geram incertezas para as commodities, o aumento da participação do investidor internacional no mercado local nos últimos meses ajuda a explicar o movimento.
Isso porque o grupo costuma priorizar papéis com mais liquidez, justamente como as duas produtoras de matérias-primas e os grandes bancos.
Ibovespa
A ação PETR4 estava cotada em R$ 33,94 na manhã do dia 14 de outubro de 2022, e o papel reportava alta de 14,35% no período de um ano.
Ontem, a companhia informou que seus resultados trimestrais serão divulgados no dia 4 de novembro. Já o relatório de produção de vendas sai no próximo dia 24. Ambas as divulgações ocorrerão após o fechamento dos mercados.

- Quer saber mais sobre a Petrobras (PETR4) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!