Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Zamp: MC Brazil assume o controle da dona do BK e confirma negociação com Starbucks

Zamp: MC Brazil assume o controle da dona do BK e confirma negociação com Starbucks

A MC Brazil, uma sociedade ligada ao fundo de investimentos Mubadala Capital, assumiu o controle acionário da Zamp ($ZAMP3), a dona do Burger King no Brasil,  após  aumentar sua participação na companhia. 

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a MC Brazil informou que passou a deter 105,94 milhões de ações ordinárias da Zamp, representando 38,5% do capital social total, além de instrumentos derivativos de liquidação financeira correspondentes a 8 milhões de ações ordinárias, representando 2,9% do capital social total. 

Além disso, a MC Brazil também possui 11,57 milhões de American Depositary Receipts (ADRs), que são certificados de ações negociados nos Estados Unidos, representando 46,29 milhões de ações ordinárias da Zamp, correspondentes a 16,8% do capital social total.

Essa movimentação configura a aquisição do controle acionário da MC Brazil sobre a Zamp.

A MC Brazil é uma sociedade que faz parte do portfólio de sociedades, fundos de investimento e negócios indiretamente detidos, controlados ou geridos pela Mubadala Capital LLC e suas afiliadas, uma empresa de gestão de ativos e investimentos com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Zamp confirma negociação com Starbucks

A Zamp confirmou nesta quarta-feira (21) que está em conversas com a Starbucks para obter o direito de explorar a marca e desenvolver as operações da Starbucks no Brasil.

A informação foi divulgada em um comunicado ao mercado, após rumores na imprensa sobre uma possível parceria entre as duas companhias. Segundo a nota, a Zamp disse que está sempre avaliando novas oportunidades de investimento que possam gerar valor para a empresa e seus acionistas, e que, neste contexto, iniciou tratativas com a Starbucks.

No entanto, a Zamp esclareceu que não há nenhuma proposta ou contrato formalizado com a Starbucks, apenas um acordo de confidencialidade. A empresa não revelou mais detalhes sobre as negociações, nem o prazo para uma definição.

Vale lembrar que a a SouthRock, dona das marcas Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, anunciou um pedido de recuperação judicial, com uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão.

Conforme o plano de recuperação judicial, protocolado em 9 de fevereiro na Justiça de São Paulo, a empresa possui atualmente 135 lojas em operação. Ao longo de 2023, aproximadamente 55 lojas deficitárias foram fechadas, além de um corte de 20% na equipe administrativa diretamente ligada à marca.