As vendas do iPhone na China, fabricado pela Apple (APLE ; AAPL34), sofreram uma queda de 24% nas primeiras seis semanas de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme apontado pela empresa de pesquisa Counterpoint.
Este declínio levou a gigante da tecnologia dos EUA a ocupar o quarto lugar em participação de vendas no maior mercado de smartphones do mundo. A Apple está enfrentando um aumento significativo da concorrência de rivais chineses, como a Huawei. De acordo com a pesquisa, a empresa chinesa viu as vendas de seus smartphones saltarem 64% no período.
Leia também – Apple: truque do iPhone no arroz não funciona; entenda
Cenário de vendas do iPhone é preocupante?
O declínio nas vendas da Apple e o aumento da presença da Huawei podem gerar preocupações entre os investidores sobre uma possível desaceleração na demanda pela empresa norte-americana. Esse cenário é agravado pelo fato de que a previsão de receita para o trimestre atual ficou R$ 6 bilhões abaixo das expectativas de Wall Street.
Segundo o analista sênior da Counterpoint, Mengmeng Zhang, a Apple “enfrentou uma concorrência acirrada no segmento de alto padrão, ao mesmo tempo em que foi espremida no meio por preços agressivos de empresas como OPPO, Vivo e Xiaomi”.
Queda nas ações da Apple
As ações da Apple registraram uma queda de 1,6% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira (5), acumulando uma perda de cerca de 10% de seu valor até o momento, um desempenho abaixo de seus concorrentes nos Estados Unidos.

Segundo o relatório da Counterpoint, a participação da Apple no mercado chinês de smartphones diminuiu para 15,7%, colocando a empresa em quarto lugar. Isso representa uma queda em relação à segunda posição que ocupava no mesmo período do ano passado, quando detinha uma fatia de 19% do mercado.
Participação de mercado da Huawei
A Huawei conquistou a segunda posição, com uma participação de mercado de 16,5%, um aumento significativo em relação aos 9,4% do ano passado. De acordo com o relatório, o mercado geral de smartphones na China registrou uma contração de 7% no período.
A Huawei viu um ressurgimento nas vendas de seus smartphones premium desde o lançamento da série Mate 60 em agosto.
Além disso, a Honor, marca de smartphones desmembrada da Huawei em 2020, foi a única outra entre as cinco principais na China a registrar aumento nas vendas unitárias durante as primeiras seis semanas do ano, com um aumento de 2%.
Você leu sobre as vendas do iPhone. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!