Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Vendas do iPhone na China caem 24% nas primeiras seis semanas do ano; entenda

Vendas do iPhone na China caem 24% nas primeiras seis semanas do ano; entenda

As vendas do iPhone na China, fabricado pela Apple (APLE ; AAPL34), sofreram uma queda de 24% nas primeiras seis semanas de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme apontado pela empresa de pesquisa Counterpoint.

Este declínio levou a gigante da tecnologia dos EUA a ocupar o quarto lugar em participação de vendas no maior mercado de smartphones do mundo. A Apple está enfrentando um aumento significativo da concorrência de rivais chineses, como a Huawei. De acordo com a pesquisa, a empresa chinesa viu as vendas de seus smartphones saltarem 64% no período.

Leia também – Apple: truque do iPhone no arroz não funciona; entenda

Cenário de vendas do iPhone é preocupante?

O declínio nas vendas da Apple e o aumento da presença da Huawei podem gerar preocupações entre os investidores sobre uma possível desaceleração na demanda pela empresa norte-americana. Esse cenário é agravado pelo fato de que a previsão de receita para o trimestre atual ficou R$ 6 bilhões abaixo das expectativas de Wall Street.

Publicidade
Publicidade

Segundo o analista sênior da Counterpoint, Mengmeng Zhang, a Apple “enfrentou uma concorrência acirrada no segmento de alto padrão, ao mesmo tempo em que foi espremida no meio por preços agressivos de empresas como OPPO, Vivo e Xiaomi”.

Queda nas ações da Apple

As ações da Apple registraram uma queda de 1,6% nas negociações de pré-mercado nesta terça-feira (5), acumulando uma perda de cerca de 10% de seu valor até o momento, um desempenho abaixo de seus concorrentes nos Estados Unidos.

Vendas do iPhone: ações da Apple registraram queda.

Segundo o relatório da Counterpoint, a participação da Apple no mercado chinês de smartphones diminuiu para 15,7%, colocando a empresa em quarto lugar. Isso representa uma queda em relação à segunda posição que ocupava no mesmo período do ano passado, quando detinha uma fatia de 19% do mercado.

Participação de mercado da Huawei

A Huawei conquistou a segunda posição, com uma participação de mercado de 16,5%, um aumento significativo em relação aos 9,4% do ano passado. De acordo com o relatório, o mercado geral de smartphones na China registrou uma contração de 7% no período.

A Huawei viu um ressurgimento nas vendas de seus smartphones premium desde o lançamento da série Mate 60 em agosto.

Além disso, a Honor, marca de smartphones desmembrada da Huawei em 2020, foi a única outra entre as cinco principais na China a registrar aumento nas vendas unitárias durante as primeiras seis semanas do ano, com um aumento de 2%.

Você leu sobre as vendas do iPhone. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!