Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Apple: truque do iPhone no arroz não funciona; entenda

Apple: truque do iPhone no arroz não funciona; entenda

A Apple (AAPL; AAPL34) emitiu novas orientações sobre o que fazer quando o iPhone acidentalmente entra em contato com água. Contrariando uma prática comum, a empresa desaconselha colocar o iPhone no arroz para acelerar o processo de secagem, como muitas pessoas tendem a fazer.

A recomendação, divulgada por meio do suporte técnico da empresa, sugere evitar o uso de grãos, bem como outras soluções caseiras.

O arroz supostamente auxilia na absorção da água do smartphone de forma mais rápida, potencialmente restaurando-o ao seu estado normal. Em um cenário otimista, ele pode até mesmo “salvar” um dispositivo que, se permanecesse molhado por um período prolongado, poderia ser permanentemente danificado.

A Apple reforça a importância de não recorrer a fontes de calor externas, como secadores de cabelo, ou equipamentos de ar comprimido para secar o iPhone mais rapidamente. Segundo a empresa, tais métodos podem causar danos ao dispositivo.

Publicidade
Publicidade

Em particular, colocar o aparelho em um saco com arroz pode resultar na entrada de pequenas partículas no smartphone, causando potenciais danos adicionais. Da mesma forma, a utilização de objetos como papel toalha ou cotonetes nos conectores do iPhone não é recomendada.

iPhone no arroz: o que fazer quando molhar o celular

O primeiro passo se o iPhone estiver molhado é bater o celular levemente na mão com o conector apontado para baixo para remover o excesso de líquido. Após esse procedimento, é aconselhável deixar o aparelho em uma área com boa circulação de ar e, após cerca de 30 minutos, tentar carregá-lo usando o cabo Lightning ou USB-C.

Caso o alerta de detecção de líquido continue sendo exibido no iPhone, ainda há líquido no conector ou embaixo dos pinos do cabo. A Apple orienta, neste caso, a deixar o smartphone novamente em um lugar com fluxo de ar por um dia inteiro. De vez em quando, tente carregar ou conectar a um acessório. Pode ser que leve até 24h até que o celular esteja completamente seco.