Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Investimento no Exterior
Notícias
Huawei lança celular e preocupa EUA: entenda

Huawei lança celular e preocupa EUA: entenda

Na última sexta-feira (08), a Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia da China, lançou o mais recente modelo topo de linha de smartphones, o Mate 60. O Mate 60 Pro+, que estará disponível a partir de outubro na China, conta com mensagens via satélite e uma capacidade de memória superior à do modelo anterior.

O Pro+ terá uma opção de armazenamento máximo de 1 terabyte e 4 GB a mais de memória do que o modelo Pro, que será vendido a 6.999 yuans (US$ 952,56). 

Antes mesmo de ser oficialmente lançado, o novo smartphone da Huawei tem suscitado preocupações no governo dos Estados Unidos (EUA), conforme relatado pela agência de notícias Bloomberg.

O Governo do presidente Joe Biden iniciou uma investigação sobre o chip fabricado na China. Isso ocorre devido às sanções aplicadas aos EUA em relação à importação e exportação de chips provenientes da China. Os EUA buscam compreender o desenvolvimento dessa tecnologia, que agora utiliza componentes chineses em vez dos anteriormente importados dos EUA, antes das sanções.

De acordo com a Bloomberg, o Departamento de Comércio dos EUA, que impôs uma série de restrições à Huawei e à indústria de chips chinesa nos últimos dois anos, afirmou que está trabalhando para obter mais informações sobre um “suposto” processador de 7 nanômetros encontrado no Mate 60 Pro.

Para efeito de comparação, o iPhone 15 Pro Max, segundo informações da mídia especializada, utilizará o chip A17, com rumores sugerindo que terá uma tecnologia de 3 nanômetros, superando seu concorrente Snapdragon 8 Gen 3. 

Portanto, em termos de capacidade por nanômetro, o Mate 60 Pro+ terá mais do que o dobro da capacidade do lançamento da Apple (AAPL; $AAPL34).

Vale ressaltar que a nova geração do iPhone será lançada amanhã (12).

Governo dos EUA diz que está de olho no novo chip da Huawei

O novo chip da Huawei foi fabricado pela Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC). Assim como a Huawei, a SMIC também está na lista de empresas sancionadas pelos EUA e não tem acesso à tecnologia americana.

Em outro comunicado, o Departamento de Comércio dos EUA reiterou seu empenho em obter mais informações para compreender o suposto chip de 7 nanômetros. 

Segundo a Bloomberg, a possibilidade de a China possuir uma tecnologia que os EUA desejam manter distante dela poderia inviabilizar qualquer tentativa de reconciliação entre os dois países.

Nos EUA, há preocupações de que o avanço tecnológico da China, mesmo diante das sanções, possa conferir à China alguma vantagem militar sobre os EUA. 

Além disso, há um debate em andamento sobre se as sanções são uma medida eficaz contra a China ou se precisam ser aplicadas de forma mais rigorosa.

Você leu sobre o lançamento do novo celular da Huawei e a possível preocupação dos EUA. Para ficar informado sobre o mercado internacional clique aqui para ver outras notícias como essa.