Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Governo pressiona Vale a comprar mineradora endividada, diz colunista

Governo pressiona Vale a comprar mineradora endividada, diz colunista

Uma ala do governo federal estaria pressionando a Vale (VALE3) a comprar a mineradora Bamin, sediada na Bahia, mas de propriedade de um grupo do Cazaquistão. A Bamin, no entanto, se encontra altamente endividada. A notícia foi divulgada pelo colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, e comentada pela companhia em comunicado ao mercado nesta segunda-feira (8).

Com a operação, a Vale passaria a atuar como controladora da mineradora, mas teria como sócios o BNDESPar e a Cedro, do empresário Lucas Kallas.

A área de fusões e aquisições (M&A) da empresa estuda o negócio. Mas a transação ainda não foi levada ao conselho, que é a instância que decide a aquisição.

Vale emite comunicado ao mercado

Em resposta à nota publicado pelo jornal O Globo no domingo (7), a Vale esclareceu que a potencial participação em operações de aquisição, desinvestimento ou joint venture, ou outras oportunidades de negócios, é “avaliada à luz de suas prioridades estratégicas”.

Em relação à aquisição da Bamin, a companhia reiterou que avalia oportunidades com “frequência e que não há qualquer informação relevante a divulgar ao mercado como resultado dessa prospecção” no momento.

Publicidade
Publicidade

A nota foi divulgada no nome de Gustavo Duarte Pimenta, vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da Vale.