O X, antigo Twitter, enfrenta seu primeiro processo judicial pelo uso da marca após o rebranding feito por Elon Musk, dono da plataforma, em julho.
A agência norte-americana de marketing em redes sociais X Social Media, com sede na Flórida, entrou com um processo judicial alegando deter a propriedade da marca, uma vez que a utiliza desde 2016.
A logomarca da X Social Media usa a letra do alfabeto combinada com elementos do símbolo da Justiça, na cor azul. Seu blog também se chama X.
Entenda o processo contra o Twitter
A ação sustenta que a adoção da marca X pelo Twitter causou confusão no consumidor e perda de receita ao escritório de marketing. O X Social Media diz ter investido mais de US$ 400 milhões em publicidade no Facebook para atrair clientes – o que pode ter sido comprometido com a mudança de marca pelo Twitter.
“A X Corp exerceu sua influência nas mídias sociais, recursos de marketing e notoriedade nacional geral para dominar a percepção do consumidor sobre a marca ‘X’”, comunicou a empresa de marketing.
No processo, a empresa diz que enviou um pedido de cessação e desistência à plataforma de mídia social em julho, em relação à mudança de nome, que foi ignorado.
A X Social Media pede, agora, uma indenização três vezes superior às perdas alegadas. Além disso, o antigo Twitter deve parar de usar a marca X.
No momento de escolha de “X” para o rebranding do Twitter, o risco de processos judiciais foi uma das questões levantadas por analistas. Há muitos registros com variações da letra X e para serviços ou produtos diversos, para além do negócio.
Elon Musk justificou o abandono de uma marca consagrada como parte de um plano para tornar a rede social um “aplicativo de tudo”, incluindo serviços financeiros. O X obteve uma licença regulatória em agosto que abre caminho para oferecer pagamentos e serviços de negociação com criptoativos nos Estados Unidos.
A troca de nome do Twitter foi feita de forma repentina. A legislação dos EUA permite o registro de uma letra única como marca – e, naturalmente, há centenas deles.