Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
SearchGPT: OpenAI lança protótipo de mecanismo de busca

SearchGPT: OpenAI lança protótipo de mecanismo de busca

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (25) um protótipo de seu novo mecanismo de busca, denominado SearchGPT, projetado para fornecer aos usuários “respostas rápidas e oportunas com fontes claras e relevantes”. A empresa revelou que pretende integrar essa ferramenta, atualmente em fase de testes com um grupo seleto de usuários, ao seu popular chatbot, o ChatGPT.

Desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, investidores da Alphabet (GOOG; GOGL34) têm manifestado preocupações de que a OpenAI possa capturar uma fatia do mercado de buscas dominado pelo Google, oferecendo novas formas de busca de informações online. Com o SearchGPT, a OpenAI está prestes a fazer exatamente isso. Como resultado, as ações da Alphabet caem quase 2% nesta tarde.

gráfico Alphabet
Fonte: Google Finance

AI Overview, do Google, enfrenta críticas

Em maio, o Google lançou o AI Overview, descrito pelo CEO Sundar Pichai como a maior mudança na pesquisa em 25 anos, para um público limitado. Este recurso permite que os usuários vejam um resumo das respostas às consultas no topo da página de resultados do Google.

Apesar de mais de um ano de desenvolvimento, o AI Overview do Google enfrentou críticas públicas devido a resultados imprecisos ou sem sentido fornecidos pela IA, sem uma opção clara para desativar o recurso.

O anúncio do SearchGPT segue o lançamento de um novo modelo de IA da OpenAI, o “GPT-4o mini”. Este modelo é uma versão derivada do GPT-4o, o modelo mais rápido e poderoso da OpenAI até o momento, apresentado em maio durante um evento transmitido ao vivo com executivos da empresa.

Publicidade
Publicidade

OpenAI: pressão para se manter no topo da IA

A OpenAI, apoiada pela Microsoft, foi avaliada em mais de US$ 80 bilhões pelos investidores. Fundada em 2015, a empresa está sob pressão para manter sua liderança no mercado de IA generativa, enquanto busca maneiras de monetizar seus produtos e cobre os altos custos de processadores e infraestrutura necessários para construir e treinar seus modelos.

No mês passado, a OpenAI anunciou a contratação de dois altos executivos e uma parceria com a Apple (AAPL; AAPL34), que inclui a integração ChatGPT-Siri. Sarah Friar, ex-CEO da Nextdoor e ex-CFO da Square, ingressou como diretora financeira, e Kevin Weil, ex-presidente da Planet Labs e ex-executivo do Twitter e Facebook/Instagram, assumiu como diretor de produtos.

A OpenAI está reforçando sua equipe executiva à medida que seus grandes modelos de linguagem ganham destaque na indústria de tecnologia e a concorrência se intensifica no crescente mercado de IA generativa.

O novo modelo de IA mini da OpenAI e o protótipo SearchGPT fazem parte do esforço da empresa para liderar na “multimodalidade” – a capacidade de oferecer diversos tipos de mídia gerada por IA, como texto, imagens, áudio, vídeo e pesquisa, em uma única ferramenta: o ChatGPT.

Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, afirmou à CNBC no ano passado: “O mundo é multimodal. Se você pensar na forma como nós, humanos, processamos e interagimos com o mundo, vemos coisas, ouvimos coisas, falamos coisas – o mundo é muito maior do que texto. Então, para nós, sempre pareceu incompleto que texto e código fossem as únicas modalidades, as únicas interfaces que poderíamos ter para mostrar o quão poderosos esses modelos são e o que eles podem fazer”.

Você leu sobre o SearchGPT. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!