O Mercado Livre (MELI34) anunciou a ampliação de sua operação logística no Brasil, com a meta de dobrar o número de Centros de Distribuição Fulfillment (CDS) até o final de 2025. Atualmente, a empresa possui 10 centros e planeja chegar a 21, com o objetivo de expandir sua presença além da região Sudeste e alcançando o Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.
Atualmente, a infraestrutura da empresa inclui cinco centros em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um na Bahia, dois em Minas Gerais e um em Santa Catarina. Com a expansão, estão previstos novos centros em São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Ceará e Paraná até o final do próximo ano.
Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre, destacou durante o evento Mercado Livre Experience 2024 que essa ampliação representa uma forte aposta no Brasil e no e-commerce. Ele mencionou que o crescimento logístico está alinhado com os investimentos anunciados no início de 2024, que totalizam R$ 23 bilhões. Yunes indicou ainda que há planos de aumentar ainda mais esse investimento no próximo ano, embora não tenha fornecido uma estimativa concreta.
- Leia também: Pátria Log (HGLG11) adquire terreno na Bahia e vai construir galpão para o Mercado Livre
Além disso, outro anúncio feito durante o evento foi sobre o aumento da frota aérea para entregas, com a adição de duas novas aeronaves cargueiras, em parceria com a GOLLOG, totalizando nove aeronaves dedicadas à expansão regional até o final de 2025. A empresa também já implementou melhorias nos trajetos existentes e duplicou a capacidade de seu Air Hub em Guarulhos, ampliando seu potencial logístico.
O Mercado Livre já conta com cerca de 330 robôs autônomos em seus galpões, que têm contribuído para a redução de 20% no tempo de processamento de pedidos, reforçando ainda mais sua capacidade de atendimento. Com a crescente importância do Brasil, que representa cerca de 53% das vendas totais da empresa, essa expansão logística é importante para atender a demanda em ascensão.
Você leu sobre o Mercado Livre (MELI34). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!