Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
Iniciativa Free Our Feeds busca impulsionar rede social independente

Iniciativa Free Our Feeds busca impulsionar rede social independente

Uma nova iniciativa chamada Free Our Feeds está ganhando força ao propor a criação de um ecossistema de rede social indepentente. A ideia é que essa mídia fique fora do controle de grandes bilionários, como Elon Musk, que adquiriu o antigo Twitter e o transformou no X. O bilionário pode ainda ficar com o controle do Tik Tok, nos Estados Unidos.

A ideia tem ganhado apoio de defensores da tecnologia e grandes nomes do segmento e tem o planejamento de arrecadar aproximadamente US$ 30 milhões nos próximos três anos. O objetivo é para financiar o desenvolvimento de uma rede social descentralizada e ela deve ser baseada na tecnologia da Bluesky, fundada por Jack Dorsey, ex-CEO e fundador do Twitter.

A Bluesky, que começou como um projeto de pesquisa liderado por Dorsey, tornou-se uma empresa independente há quase quatro anos. A companhia desenvolveu o AT Protocol, uma infraestrutura de código aberto que sustenta redes sociais interoperáveis.

Free Our Feeds: infraestrutura própria 

Outra ideia é que a nova rede social tenha uma infraestrutura independente. Esse modelo permitirá que usuários, desenvolvedores e pesquisadores tenham acesso livre aos dados e conteúdos da plataforma, promovendo transparência e interoperabilidade. 

Publicidade
Publicidade

A ideia de código aberto foi aplicada com sucesso no Linux, um sistema operacional criado para ser oferecido de graça, em contraponto ao Windows, da Microsoft, que vende licenças do sistema para quem deseja usar uma versão.

Tentando fugir do alto custo e também pôr um fim na pirataria, o programador norueguês Linus Torvalds criou um sistema operacional baseado no Unix. O Linux, como foi batizado, tinha a premissa de que cada usuário pudesse deixar o SO da forma como desejasse. Além disso, grupos de programadores também criaram suas próprias versões, chamadas de distribuições, e disponibilizaram na internet, sem custo para o usuário.

Sem fins lucrativos

Sobre a nova rede, Eugen Rochko, CEO do Mastodon, anunciou que a plataforma será transferida para uma organização sem fins lucrativos, defendendo que “redes sociais não devem ser controladas por um único indivíduo”. 

O movimento Free Our Feeds surge em um contexto de crescente desconfiança no controle das redes sociais por figuras como Musk e Mark Zuckerberg, da Meta (META; $M1TA34), cujas mudanças recentes têm gerado controvérsias.

Para os idealizadores da iniciativa, esse modelo de concentração de poder nas mãos de poucos é arriscado e prejudica o potencial das redes sociais como ferramentas de conexão democrática e inclusiva.

 Você leu sobre Free Our Feeds. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!