Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Negócios
Notícias
EQI vira corretora, mantendo a parceria com o cliente como foco

EQI vira corretora, mantendo a parceria com o cliente como foco

“O assessor de investimentos tem que ser como um médico de família”, define Juliano Custodio, CEO e fundador da EQI Investimentos. Em sua visão, é preciso que o assessor atue muito próximo ao cliente, acompanhando sua trajetória e até a trajetória de seus filhos. 

Hoje com mais de 50 mil clientes e R$ 23 bilhões sob custodia, a EQI, que começou como escritório de assessores, enfim, recebeu o aval do Banco Central e, agora, se torna uma corretora de valores. 

À frente da área de Customer Success da EQI (sucesso do cliente), Jackson Capelari, Head de Customer Experience e Success da EQI Investimentos, confirma que a parceria bastante próxima entre assessor e cliente é o foco de todo o negócio e explica o sucesso da empresa. 

“A EQI vira corretora, vindo de uma assessoria de investimentos. E isso nos dá uma visão muito diferente sobre as necessidades e os objetivos do cliente. Porque, no fim do dia, é o assessor que atende e assessora o cliente para que ele atinja seus objetivos. Essa proximidade é o que vejo como grande diferencial”, afirma. 

“A EQI não é só uma plataforma de investimentos, não é só sobre produtos e ativos, não é só o home broker. A EQI é, de fato, uma parceira, nos momentos bons ou ruins”.

E complementa: “A empresa não se tornou uma das maiores assessoria de investimentos do Brasil à toa e não conseguiria dar esse próximo passo de virar uma corretora se não atingisse um alto nível de excelência na prestação de serviços, gerando confiança, segurança e resultados sólidos para nossos clientes. Nosso primeiro desafio é manter esse alto nível de qualidade”, diz.

Escritório EQI Investimentos

Educação financeira + assessoria de investimento + melhores produtos

Na companhia desde 2019, Jackson Capelari vem de uma carreira de gestão comercial em outras empresas e foi para a EQI para liderar o time de pré-vendas, passando posteriormente por Recursos Humanos, onde trabalhou fortemente na criação da cultura da empresa. Já no comando da área de Customer Success, ele liderou recentemente um levantamento minucioso sobre a experiência do cliente EQI. 

E de sua experiência, destaca como pontos fortes da corretora o trabalho de educação financeira, assessoria e oferta de produtos. 

Temos clientes ainda no período de formação de patrimônio. Para estes, a EQI oferece muito conteúdo de forma acessível, sempre evitando termos técnicos, seja através do portal EuQueroInvestir e dos nossos canais em redes sociais, seja através dos eventos que realizamos”, afirma. 

“Mas também temos o cliente mais experiente, que já investe há bastante tempo. Para este, nosso time de assessores vai trabalhar para que ele atinja os melhores resultados, muitas vezes com acesso a produtos que, sozinho, ele não conseguiria investir ou não enxergaria a oportunidade”, complementa. 

E finaliza: “Estamos muito felizes em dar autonomia financeira para mais de 70 mil brasileiros”

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

ABRA SUA CONTA NA EQI INVESTIMENTOS!

Money Week: carro-chefe dos eventos da EQI Investimentos

Entrevista com Jackson Capelari, head de Customer Success da EQI

Como você definiria o cliente EQI?

São pessoas que entendem a importância de investir para atingir seus objetivos e enxergam a EQI como uma parceira em relação aos investimentos. Possuem objetivos desde a aposentadoria, proteger seu patrimônio, realizar um sonho como uma viagem, pagar a faculdade do filho ou atingir a liberdade financeira.

Temos clientes que estão começando sua jornada como investidor, dando os primeiros passos, e que não se sentem seguros para tomar decisões sozinhos. 

Neste caso, é fundamental todo o trabalho de educação financeira que a EQI e o portal EuQueroInvestir fazem, com conteúdo, lives, cursos e também com o acompanhamento de um assessor, ajudando e muitas vezes educando esse cliente.

Também temos clientes mais experientes com alguns ou muitos anos de experiência como investidor, mas que apesar desta experiência, enxergam a EQI como uma forma de exponenciar os resultados, definindo e discutindo a estratégia junto do assessor, tendo o acompanhamento da carteira, do cenário econômico, e acessando uma plataforma com produtos exclusivos, tudo pensado para os objetivos do cliente.

Estamos felizes de dar autonomia para mais de 50 mil brasileiros a investirem nas suas escolhas. E tenho certeza que ainda é só o começo.

O que o cliente EQI busca em uma assessoria de investimento e, agora, em uma corretora de investimento?

Nosso cliente busca um parceiro na definição das estratégias e que apresente soluções financeiras de forma personalizada.

Ele busca assessores que entendam, de fato, as suas necessidades, ajam com total transparência nas informações e no relacionamento, e facilitem o acesso a produtos e soluções financeiras, seja um ativo, seja a análise da Research, seja conectando esse cliente com as demais áreas da empresa, de previdência, seguro, câmbio ou gestora. 

Além disso, ele busca um atendimento próximo, ágil e dinâmico, como o mercado financeiro é e exige que seja.

E tudo isso se estende à realidade da EQI como corretora. A forma como atendemos o cliente não muda em nada. Nosso valor de foco no cliente sempre nos guiou e continuará nos guiando.

Como corretora, teremos muito mais liberdade para melhorar cada vez mais a experiência do cliente e teremos mais flexibilidade na construção de jornadas cada vez mais alinhadas com as necessidades dos clientes.

Qual o papel da EQI na vida do cliente? 

Acredito que a EQI tem três papéis fundamentais na vida do cliente.

O primeiro é a Educação Financeira. Infelizmente, no Brasil isso é muito pouco falado, seja na escola ou em casa. Isso gera pessoas endividadas, o que acaba impactando na qualidade de vida e na conquista dos objetivos.

Por isso, investimos muito em conteúdo, como por exemplo o portal EuQueroInvestir, os eventos como Money Week, as lives EQI Talks, as ferramentas e simuladores de investimentos etc. 

O segundo é a assessoria. Assessorar, entendendo profundamente o contexto do cliente, seu perfil, suas necessidades, desafios, planejamento e objetivos, permite definir a melhor estratégia de forma personalizada e alinhada. Este é o motivo de termos um programa de formação de assessores longo e criterioso. Antes de começar a atender, um assessor passa por uma formação de aproximadamente 10 meses, que abrange desde economia, investimentos e atendimento ao cliente. 

Por fim, o cliente busca os melhores produtos. Contamos com uma plataforma ampla e moderna, com uma gama muito grande de produtos, que atendem todas as necessidades. Temos desde produtos simples, como um CDB ou título do Tesouro Direto até produtos sofisticados, como fundos exclusivos e Carteiras Administradas. Dificilmente não teremos um produto que não se encaixe com as necessidades dos nossos clientes.

Com a virada da EQI para corretora, o que muda na prática para o cliente? 

No primeiro momento, muda muito pouco. A principal mudança será a necessidade de baixar dois aplicativos: o EQI Investimentos e EQI Trader (este para quem investe em Renda Variável).

Ou seja, o cliente que usava o app do BTG Investimentos e o BTG Trader, passa agora a utilizar os apps da EQI. Mas muitos clientes vão notar que a interface e funcionalidades são extremamente parecidas, para facilitar essa transição.

Não será preciso abrir uma nova conta ou transferir os investimentos.

Quando realizar o primeiro acesso no app novo, todos os seus investimentos já estarão lá, rendendo normalmente.

Já no médio e longo prazo, estamos planejando grandes mudanças na forma como atendemos os diferentes perfis de clientes.

Em março de 2022, iniciamos um projeto chamado Jornada do Cliente, que identificou quem são os clientes da EQI e qual a jornada ideal de cada um deles. Identificamos cinco principais tipos de clientes e, agora, estamos trabalhando para entregar a melhor experiência segmentada para cada um. 

Quais os desafios a partir de agora? 

A EQI não se tornou uma das maiores assessorias de investimentos do Brasil à toa e não conseguiria dar esse próximo passo de virar uma corretora se não atingisse um alto nível de excelência na prestação de serviços, gerando confiança, segurança e resultados sólidos para nossos clientes.

Nosso maior desafio sempre é manter esse alto nível de qualidade.

Com o crescimento acelerado da empresa, investimos muito em trazer colaboradores aderentes aos nossos valores. Focamos muito em treinamentos e em desenvolvimento para estes profissionais.

Na contramão do mercado, em que vemos ondas de demissões, um dos nossos desafios é contratar e formar profissionais para suportar esse crescimento. Planejamos contratar mais de mil pessoas em 2023. 

Outro desafio é buscar boas oportunidades em produtos, serviços e soluções financeiras para os nossos clientes, para que encontrem absolutamente tudo o que precisam.

Hoje, já conseguimos entregar uma ampla gama de soluções. Com certeza, na EQI você encontrará a solução ideal para seu perfil e estágio de vida.

O desafio é continuar dando autonomia para as pessoas investirem nas suas escolhas e nos consolidarmos como uma das maiores corretoras do Brasil, exatamente como fizemos sendo uma assessoria.

O cliente vai continuar contando com a assessoria da EQI normalmente ou algo muda na prática? 

Com certeza nosso cliente continua contando com a nossa assessoria, da forma que está acostumado e já confia. 

Então, para você que é cliente, fique tranquilo, você continua sendo atendido pelo mesmo assessor, com os mesmo produtos e soluções que estavam na sua carteira.

E para quem não é cliente é uma ótima oportunidade de contar com um profissional preparado e experiente para te auxiliar.