A montadora chinesa BYD (002594) superou a Tesla (TSLA; $TSLA34) no número de vendas trimestrais de veículos elétricos pela primeira vez na história. No quarto trimestre de 2023, a BYD registrou a venda de 526 mil veículos 100% elétricos, enquanto a montadora de Elon Musk relatou cerca de 485 mil no mesmo período.
Ainda assim, durante o ano, a Tesla permaneceu à frente da BYD. A fabricante de Musk informou a entrega de aproximadamente 1,81 milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2023, superando as projeções de Wall Street.
O resultado da Tesla no período foi 38% superior ao do ano anterior, mostrando um novo capítulo para a empresa, que encara um mercado cada vez mais competitivo, definido por uma expansão mais gradual e margens de lucro mais estreitas.
Na mesma base de comparação, a BYD vendeu 1,6 milhão de veículos em 2023, com crescimento de mais de 70% em relação a 2022.
BYD ou Tesla: quem ganha a corrida dos carros elétricos?
Quando falamos em carros elétricos, a primeira marca que nos vem à mente é a Tesla de Elon Musk. A montadora americana reinou neste setor com uma certa folga na liderança por alguns anos. Entretanto, um rival, vindo diretamente da China, promete esquentar a disputa dos carros elétricos: a BYD.
O duelo BYD x Tesla está apenas começando, mas deve proporcionar uma luta interessante entre as duas empresas, principalmente com a tendência de eletrificação dos veículos no mundo.
A empresa com sede em Shenzhen ainda perde para a Tesla quando o assunto são vendas globais de carros elétricos, mas no mercado chinês disparou na frente da rival americana. Vale destacar que o mercado chinês é o maior do mundo no que diz respeito a carros elétricos.
No Brasil desde 2015 com fábricas de montagem de ônibus elétricos em Campinas, a BYD decidiu comercializar seus veículos por aqui em 2022. Os chineses também estão oferecendo veículos elétricos e híbridos. Em poucos meses, ela já se tornou a principal montadora de carros elétricos vendidos no país.