A montadora chinesa BYD poderá ter isenção de 100% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para seus veículos elétricos de até R$ 300 mil. Para os automóveis acima desse valor, haverá um IPVA de 2,5%.
Essa proposta foi apresentada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante um evento realizado na fábrica da BYD, em Camaçari, na Bahia, que ocupava anteriormente as instalações da Ford (F; $FDMO34).
Os chineses anunciaram seus planos para a fabricação de carros elétricos no Brasil, com a expectativa de iniciar a produção entre o final de 2024 e o início de 2025, projetando fabricar 150 mil veículos.
Além dos automóveis, eles também pretendem produzir ônibus e caminhões elétricos na Bahia.
A BYD planeja investir R$ 3 bilhões em sua primeira fábrica de carros híbridos elétricos fora da Ásia e alega que serão criados mais de 5 mil empregos.
Além das vantagens tributárias, o senador baiano Otto Alencar afirmou que no Senado já estão em andamento conversas avançadas sobre outros estímulos que poderiam beneficiar a BYD com a fábrica em Camaçari.
No Brasil, a BYD já possui plantas de chassis de ônibus e de painéis solares em Campinas, no interior de São Paulo, e de baterias veiculares em Manaus, capital do Amazonas.
Fábrica de Camaçari

Em janeiro de 2021, a Ford decidiu encerrar a produção de veículos após um pouco mais de um século de produção no país. Neste momento, a empresa atua apenas como importadora de seus próprios veículos.
A montadora americana explicou que a saída do país foi motivada por dois fatores:
- a continuidade do ambiente econômico desfavorável e
- a pressão adicional causada pela pandemia de covid-19.
Como resultado, as três fábricas da Ford no país foram fechadas: Camaçari, na Bahia, onde os modelos EcoSport e Ka foram produzidos; Taubaté, em São Paulo, que produzia motores; e Horizonte, no Ceará, que fabricava jipes da marca Troller.
Em agosto deste ano, a Ford vendeu a fábrica de Camaçari ao governo baiano. O acordo de reversão foi assinado em 11 de agosto, e o valor da venda não foi divulgado. Além disso, o Porto de Aratu também passou para as mãos do governo estadual.
O complexo industrial de Camaçari está parado desde janeiro de 2021. Inclusive, a fábrica apresenta um aspecto de abandono, com as paredes dos prédios desgastadas pela pintura velha e mato crescendo ao redor.
Após o acordo entre a BYD e a Bahia, na entrada da fábrica de Camaçari, já existe uma placa que exibe a logomarca da montadora chinesa.